32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Opinião

Museu do Bode Ioiô passa a funcionar na Casado Turista do Mercado Central, em Fortaleza

segunda-feira, 25 de março 2024

O Museu do Bode Ioiô, anteriormente instalado na Cidade da Criança, no Centro de Fortaleza, encontra-se agora na Casa do Turista do Mercado Central, no subsolo do equipamento. Com entrada gratuita, o local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
O Museu do Bode Ioiô é um projeto sociocultural e ambiental que conta a história do famoso bode que virou vereador de Fortaleza no ano de 1922. O equipamento da Secretaria do Turismo de Fortaleza está localizado dentro da Casa do Turista e tem a curadoria do educador, turismólogo e pesquisador cearense Gerson Linhares.
“A ideia de criar o museu iniciou quando percebi que tínhamos bastante material da época para isso. Foi aí que criamos um museu multifacetado, mais didático. Recebemos muitas escolas durante a semana, grupos da terceira idade, e também muitos turistas já que estamos agora no Mercado Central. A aceitação do público é fabulosa. Percebo que nosso projeto é muito bem recepcionado. Quando as pessoas chegam aqui, apesar de não ter o bode empalhado, temos a opção de ver várias artes de artistas do Brasil sobre esse personagem popular que viveu de 1915 a 1931 aqui em Fortaleza. Então está espetacular o retorno. E já adianto que estamos negociando com a prefeitura de Fortaleza para termos um espaço maior, já que temos mais de 5 mil peças para exposição e aqui não dá para deixar todas expostas. Em breve, acredito que estaremos já com esse espaço”, finaliza.
O acervo do museu conta com peças de artes, artesanatos, fotografias, literatura popular, cordel e publicações com a temática do Bode Ioiô.

Relatos
O secretário do Turismo de Fortaleza, afirmou ao O Estado que a história do Bode é de suma importância para a história cultural da capital cearense. “O Bode Ioiô é um personagem marcante na história da Cidade. Tão popular que acabou sendo eleito vereador pela população da época, como forma de protesto político. No Museu do Bode Ioiô, os visitantes podem saber mais sobre esse personagem de uma forma lúdica e divertida, especialmente as crianças. A Prefeitura de Fortaleza entende que as iniciativas de valorização da nossa história são uma importante contribuição para mantê-la viva ao longo das gerações e devem sempre ser promovidas”, conclui.
“Sou cearense, mas moro em Goiás. Sempre que vou à minha terra natal, levo um convidado para mostrar um pouco mais das minhas raízes e também da cultura do meu estado. As pessoas pensam que Fortaleza é só praia, caranguejo e redes. Mas não, vai muito além disso. Já está com duas vezes que vou e levo meus amigos para conhecer o Museu do Bode Ioiô. Eles ficam impressionados com a história. Como um bode naquela época se torna vereador de uma cidade? No museu, é como se estivéssemos de fato revivendo a história. Sou muito ligada nessa parte de cultura e gosto de acompanhar cada detalhe. Parabéns aos envolvidos por destinar esse espaço para manter viva na memória as coisas que aconteciam em Fortaleza, antes dela ser, esse fenômeno do nordeste brasileiro”, diz a cearense Claudia Monteiro, arquiteta e residente da cidade de Goiânia, em Goiás.

A história
O Bode Ioiô viveu em Fortaleza no início do século XX. Costumava andar pelas ruas da Cidade, na companhia de boêmios e escritores que frequentavam os bares e cafés ao redor da Praça do Ferreira. Segundo conta a história popular, recebeu o nome de “Ioiô” por percorrer sempre o mesmo trajeto, definido entre a Praça do Ferreira e a Praia de Iracema. Em 1922, o Bode Ioiô foi eleito vereador de Fortaleza, como forma de protesto à política local na época. Apesar de ele nunca ter se candidatado, a eleição aconteceu, pois naquele tempo os eleitores votavam em cédulas de papel, escrevendo o nome de seus candidatos.

Por Ismael Azevedo

SERVIÇO

Museu do Bode Ioiô
Local: Mercado Central (Casa do Turista, subsolo)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, das 9h às 13h
Entrada: Gratuita

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com