27.1 C
Fortaleza

O jogo e a liturgia

A carreira política implica certos ritos e sacrifícios.Homem do povo, conhecedor das virtudes da discrição e da humildade, teria sido mais conveniente, por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segurar, entre outras coisas, os ímpetos empresariais de seus parentes mais próximos. Assim, ele teria evitado que seu filho entrasse no campo em que “brilham” outros rebentos, não tão famosos, de lideranças adversárias, que chegaram até mesmo a montar empresas no exterior na época das privatizações, mas que não atraem e, convenientemente, para alguns, nunca atraíram a mesma atenção da Justiça ou da Mídia. Lembra o querido Mauro Santayana, de quem bebo na fonte, que, homem preocupado com a separação entre poder e prosperidade, o ex-presidente uruguaio José Mujica costuma aconselhar quem tem a intenção de enriquecer a manter distância da política, para poder se dedicar plenamente àquele tipo de atividade, que, como o próprio nome indica, é privada, em sua essência e natureza.

Até porque – com muita justiça – como excelente administrador, possuidor de títulos de Doutor Honoris Causa de algumas das melhores universidades do mundo e – assim como outros ex-presidentes brasileiros que receberam milhões da mesma forma – um palestrante bem-sucedido, que tem muito a dizer em áreas que vão, por exemplo, da recomposição das reservas internacionais, à expansão do crédito e do consumo e ao combate à pobreza, Lula teria renda suficiente para cuidar de toda sua família, sem dar a seus inimigos – que não são poucos – a oportunidade de implantar junto à opinião pública factoides sobre si mesmo e sua família, como o de ser dono da Friboi, ou de numerosas fazendas cujas escrituras nunca apareceram, sem quase nunca ter reagido, em anos de sórdida campanha, institucional e juridicamente, a esses boatos e mentiras.

Não importa se o Congresso está cheio de empresários, ou de filhos de empresários, bem ou malsucedidos, muitos deles processados por suas atividades profissionais ou com problemas na Justiça. Não importa se pode parecer injusto limitar a filhos de operários o acesso ao empreendedorismo, menos quando, como é o caso, trata-se de filhos de operários que também ocuparam o cargo de Presidente da República. A História implica, para seus protagonistas, uma abordagem estratégica que abarque toda a extensão e a natureza dos acontecimentos que a conformam, em uma determinada época e momento. Faz parte da visão do estadista – e Lula pode corrigir isso, se quiser, no futuro – evitar certas áreas do tabuleiro, controlando não apenas os bispos e as torres, mas também – sem relaxar e sem benevolência – os peões mais próximos do Rei, para parar de continuar armando, desnecessariamente, os adversários, em uma guerra que é, por muitas vezes, tão cruenta quanto injusta.

O Leão restitui. O sexto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2015 vai incluir 2.107.191 contribuintes. O Fisco desembolsará R$ 2,399 bilhões com o ressarcimento. A Receita pagará também R$ 101,07 milhões a 46.279 contribuintes que fizeram a declaração entre 2008 e 2014, mas estavam na malha fina. O dinheiro será depositado hoje, segunda-feira (16).

Conferência A Assembleia do Estado abriga hoje, a partir das 19 horas, a II Conferencia da Caatinga e o lançamento do livro O Mundo da Caatinga, promoção do Instituto Nordeste XXI.

Convite O convite pra II Conferência da Caatinga é do Instituto e do secretário Dedé Teixeira e trata do desenvolvimento humano com sustentabilidade no Semiárido.

Erra e denuncia Organizadores de um show com a senhora Daniela Mercury, na Praia do Futuro,em Fortaleza estão dizendo que vão processar a Seuma, secretaria que cuida do meio ambiente.
Foi assim… O show corria, e o som ia nas alturas. A Polícia ligou pra Seuma, e os fiscais foram ouvir o tom do som. Estava acima dos decibéis permitidos para a hora. Pararam o show da senhora.

Cena cearense Aí, uma tal de Music Fortaleza, que seria organizadora do show, magoou e diz que vai recorrer na Justiça contra a ação da Seuma, que classificou como arbitrária.

Posse na imortalidade A Academia Cearense de Letras está convidando para a posse de Durval Aires Filho como titular da cadeira 40. Será saudado por Napoleão Nunes Maia. Dia 20, 9 da manhã.

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img