27.8 C
Fortaleza

Pacto sem confisco é prêmio!

E m todo momento de crise no Brasil, com especial registro quando provocado pela trilogia: econômica/política/corrupção, influentes segmentos da sociedade ressuscitam um chamado “Pacto Nacional”. Acordão para salvar ou resgatar o País do fundo de um poço, como se encontra neste momento. A crise de hoje é mais corrupta do que econômica e política. O Brasil não faliu nem vai falir, mas não poderemos negar que a Petrobras está em situação próxima da pré-falimentar: sem recursos para novos investimentos. O Brasil não faliu nem vai falir, mas está sem recursos para investir em projetos sociais: saúde, educação, segurança, saneamento básico, enfim, em vários e necessários ao bem-estar social.

O verdadeiro Pacto Nacional deveria nascer dentro de um consenso coletivo de todos os integrantes dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Todos são democraticamente constituídos como representantes do Estado e da nação. Esse Pacto Nacional seria para reaver (confiscar), após processo transitado julgado e com ampla direito de defesa, os bens de todos, e, qualquer assaltante de cofre público no valor correspondente ao prejuízo causado ao País.

Com a legislação de hoje, assaltar patrimônio público é bom “negócio”. Quantos bilhões de reais foram surrupiados pelos mensaleiros e muito mais pelos petrolões? Até hoje, nenhum corrupto devolveu aos cofres públicos 50% do que surrupiou das pequenas prefeituras municipais, dos governos estaduais ou da administração federal. Alguns mensaleiros e ladrões da Petrobras foram multados, mas não devolveram 2% do valor roubado. Presos ou em liberdade estão gozando as delicias do dinheiro fácil. Para os brasileiros deixaram inflação, recessão, desemprego, insegurança, péssima saúde e educação.Roubaram até a esperança do povo e a credibilidade do País.

Os corruptos ainda querem criar nova CPMF e repatriar (legitimar e perdoar sonegadores e corruptos) dinheiro sujo para facilitar futura corrupção. Corrupto não deveria ser preso. Quanto mais tempo à disposição da Polícia e da Justiça, maior prejuízo. Confiscar bens, com direito de liberdade, seria melhor punição. Nenhum ladrão da Petrobras está liso nem arrependido do crime. Os milhões de dólares camuflados proporcionam maravilhas, e o povo que se lixe. Os seus “companheiros” ainda dizem que eles foram injustiças, perseguições, julgados sem provas nos autos e sem direito de defesa.

Ainda tem gente “importante” dizendo que – “mensalão nunca existiu e petrolão é campanha do imperialismo norte-americano e da direita entreguista com apoio da imprensa venal e golpista contra a Petrobras”- apesar dos balancetes da empresa confirmarem maracutaia de bilhões. Pacto sem confisco é prêmio para os ladrões públicos deste País!

Hélder Cordeiro
Jornalista

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Entenda 2º projeto aprovado da reforma tributária

A proposta aprovada pelos deputados trata das regras do Comitê Gestor do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) de estados e municípios, que será...

Delfim Netto e o ‘Milagre Econômico’

Antônio Delfim Netto, economista catedrático e político brasileiro faleceu nesta segunda-feira (12) aos 96 anos. Foi ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento,...
spot_img