32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Opinião

Padre Cícero, o prefeito da história (II parte)

sexta-feira, 22 de março 2024

A humildade é
simples e honesta, a
arrogância é prepotente
e desonesta.
(Pensamento do autor deste artigo)

Gostaria de homenagear mais algumas pessoas: o Deputado Estadual e, também, Federal, Iranildo Pereira; Dr. Floro Bartolomeu, que foi um intelectual baiano, que ao lado de Pe. Cícero, contribuíram para esse Juazeiro de hoje; Amália Xavier de Oliveira, Assunção Gonçalves, Dona Quininha e Maura Almeida foram um símbolo da educação em Juazeiro.
Diferente é o cenário político no Cariri dos dias atuais. A decadência política a que chegou esta região, com maior intensidade no chamado “Crajubar” (Crato-Juazeiro-Barbalha), e mais ainda a ingerência política do PT, afastou das atividades públicas os representantes das famílias tradicionais caririenses. Na minha mocidade, em Brejo Santo, minha terra natal, tinha o deputado estadual José Napoleão. As cidades maiores do Cariri também elegiam deputados estaduais e federais. Na cidade de Milagres, Dr. Sebastião Cavalcante; Em Missão Velha, Stênio Dantas, em Barro, Januário Feitosa; Em Barbalha, Dr. Lírio Calou, Pio Sampaio e Eudoro Santana, em Juazeiro, Dr. Feitosa, Orlando Bezerra, Adauto Bezerra, Carlos Cruz e Raimundo Macedo. Em Crato: Wilson Gonçalves (senador), Wilson Machado, Derval Peixoto, Kleber Callou. A representação do Cariri na Câmara de deputados, pontilhava com deputados federais do porte de Antônio de Alencar Araripe, Dr. Joaquim Fernandes Teles, Ossian Araripe, Dr. Leão Sampaio, Humberto Bezerra, Mauro Sampaio, Manoel Salviano, Hildo Furtado Leite, Vicente Augusto, dentre outros. Hoje, temos representando o desenvolvido e progressista Cariri, políticos oriundos de outras regiões do Ceará, que nada tem a ver com a nossa tradição.
Hoje chegamos a uma decadência política sem precedente na história do Cariri. Essa decadência acontece por falta de novas lideranças locais. O que dá lugar a essa picaretagem que vem tomando conta do sul-cearense. Entra nela, principalmente, com os objetivos de partidos da esquerda, acusados de escândalos como o Mensalão, o Petrolão, desvios nos fundos de previdência privada das estatais, cujos os recursos oriundos dessa farra citada está hoje financiando as eleições em todos os níveis Municipal, Estadual e Federal, daí, levando essa decadência à toda vida pública. Isso não é divulgado, pois o consórcio da velha mídia depende de publicidade oficial para sobreviver. Alguns nomes citados para prefeito de Juazeiro só conhece a cidade pelo mapa, nem sequer sabe o nome de uma rua, muito menos conhece o seu povo.
Como caririense da gema, sinto-me envergonhado com os políticos atuais, abrindo mão da autoridade e do respeito que sempre foram uma marca do nosso passado; presto minha homenagem aos políticos do passado, que fizeram história no Cariri.
Relembro o espírito público, honestidade e autoridade moral do Padre Cícero, que foi político íntegro e respeitado. Encerro lembrando o que o Padre Cícero escreveu sobre o comunismo: “O Comunismo foi fundado pelo demônio. Lúcifer é o seu chefe e a disseminação de sua doutrina é a guerra do diabo contra Deus. Conheço o comunismo e sei que é diabólico. É a continuação da guerra dos anjos maus contra o criador e seus filhos”. (Pd. Cícero Romão Batista).
Em todos os países que foram implantados o comunismo, levaram em consideração essa filosofia de Lenin: “O estado será Deus! Os comunistas devem lembrar-se de que falar a verdade é preconceito; uma mentira, por outro lado, é muitas vezes justificada pelo fim. É preciso empregar todos os estratagemas, ardis e processos ilegais, silenciar e ocultar a verdade. Dai-me quatro anos para ensinar as crianças e as sementes que terei plantado jamais serão erradicadas. Destrua a família e destruirás o país. Corrompa a juventude e dele liberdade sexual”.
“O Socialismo é a filosofia do fracasso. A pregação da inveja, a crença na ignorância. Seu defeito marcante é a distribuição igualitária da miséria entre todos, exceto seus líderes”. (Winston Churchill).
Boa parte desses pensamentos já estão sendo posto em prática pelo atual Governo Federal. Esse meu pensamento tem raízes em minha passagem pelo Juazeiro e Crato onde plantei raízes em defesa do Brasil e da região. Em nome do Pe. Cícero eu invoco a todos os caririenses para que não aceitem essa ingerência criminosa contra a nossa história.
Em homenagem a esse eterno prefeito de Juazeiro, o Santo Pe. Cícero, que doou sua herança à Ordem Salesiana que continuaram sua história, para tanto a edificação do ginásio salesiano que formou e forma gerações de homens de bem e finalmente a construção do templo que ele tanto sonhou para o horto, uma verdadeira obra prima. Toda essa história vale a pena ser meditada pois a vida de Pe. Cícero foi dedicada a Deus e a N. Sra. e ao seu povo.

HUMBERTO MENDONÇA
EMPRESÁRIO

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com