32 C°

28 janeiro 2022.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Opinião

Quais são os pontos fortes da economia para 2022?

sexta-feira, 28 de janeiro 2022

Em meio a tantos desafios nos últimos dois anos, devo dizer que não faço parte do grupo de pessoas que trazem apenas mensagens motivacionais acreditando que basta pensar positivo para tudo dar certo. De fato, não devemos ser pessimistas, nem tão pouco fingir que os desafios não existem, mas precisamos ser realistas e olhar para o mercado buscando entender suas possibilidades. E, ao analisar a economia brasileira para 2022, consigo enxergar alguns pontos fortes que devem contribuir para o crescimento econômico do país.

O primeiro deles é o investimento em commodities, ou seja, a produção de itens básicos, não industrializados, que movimentam o mercado internacional. Com a projeção de uma grande safra neste ano, acredito que haja um aumento significativo no número de receitas com exportações, diferente dos resultados do ano passado que foram prejudicados por conta da baixa estiagem. Em segundo, destaco a previsão de investimentos em infraestrutura, que vão ajudar a movimentar o setor de construção civil, fator que eu vejo como positivo tanto para o desenvolvimento dos estados como para a entrada de capital no país. Além disso, também acho importante ressaltar a expectativa de que os casos de Covid-19 diminuam gradativamente ou, no mínimo, não tragam tantos impactos negativos agora que grande parte da população já está vacinada, naturalmente, iremos ver a pandemia perdendo força.

Como falei anteriormente, apesar dos pontos positivos, não podemos deixar de olhar para os negativos. Em 2022, a economia brasileira pode enfrentar instabilidades baseada em dois riscos: a alta da inflação e o cenário político. Em 2021 já fechamos o ano com uma inflação acima da casa dos dois dígitos, e neste ano não podemos projetar algo muito melhor. Inclusive, com as taxas de juros mais elevadas, devemos perder poder de compra. Também destaco que teremos as eleições para presidente e governadores, o que influenciará diretamente no comportamento do mercado durante todo o ano, podendo impactar também na entrada de capital estrangeiro no país. Ao analisarmos todos os cenários, precisamos entender que não existem milagres econômicos que resolvam todos os problemas da noite para o dia.

Marcos Sá
Contador e consultor financeiro

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com