26.1 C
Fortaleza

Saudação a novos membros da Academia Cearense de Retórica

Foi com inaudita satisfação que proferi a saudação aos novos sócios tutulares da Academia Cearense de Retórica-ACERE, a professora Rose Benevides e o Dr. João César Freitas. Nestes tempos em que o exercício da palavra e da escrita têm servido a disseminação de narrativas falaciosas nos mais diversos meios de comunicação, em especial nas redes sociais, urge que tenhamos todo o cuidado com o mau uso dos recursos que a Retórica coloca à disposição das pessoas. Discursos os mais disparatados nos perseguem nos dias atuais, em especial aqueles exposados pelos “salvadores da Pátria”, cujo exemplo de indignidade já conhecemos sobejamente. Que nossas crenças não escureçam a visão do nosso entendimento do Bem, do Bom e do Justo.
Vejamos quem nos haverá de ajudar nessa caminhada de estudos retóricos para que não nos deixemos ludibriar pelo que lemos e ouvimos.
Estamos, pois, diante de uma retora, digna do título, porque detentora de rigorosa formação acadêmica e, mercê de seus conhecimentos e desempenho profissional, se fez credora de invejável titulação. Rosimir Grangeiro Espíndola Benevides, nossa querida Rose, desde há muito uma rosa no jardim desta Academia, orvalhada pelo carinho de todos nós e, sobretudo, pelo amor imenso do poeta Maurício Benevides, o médico competente, o escritor habilidoso, o aplaudido retor que pontificou como presidente deste Silogeu durante cerca duas décadas. Na verdade, Rose, também ela há muito pontifica entre nós, sobretudo em razão da sua lhaneza, da sua simpatia, dos gestos de carinho e doçura para com todos, a exigir registro uma de suas virtudes notáveis, a simplicidade.
ão me posso deter na leitura do curriculum vitae da nossa recipiendária, em razão de sua extensão e riqueza. Professora, escritora, tradutora, cantora. Mas, ressalto a formação humanística, o pendor e compromisso com as artes, em especial a música a que se tem dedicado com sucesso, dando seguimento a um monumental trabalho que realizava ao lado do amado, Maurício. Formada em Letras, versada na Língua de Shakespeare e na Língua de Cervantes, exerceu o magistério superior na Universidade Estadual do Ceará e em instituições de educação e cultura em outras unidades da Federação, tais como Universidade Estadual do Paraná e Fundação Nacional de Artes, no Rio de Janeiro. Enquanto tradutora, emprestou suas competências e talento a instituições de renome em nosso Estado e além fronteiras. Suas experiências no exterior contam-se na condição de palestrante em Cursos de Língua Estrangeira a Distância, nas cidades de Lima, capital do Peru; Guayaquil, no Equador; Caracas, capital da Venezuela e Salt Lake City, no Estado norte-americano de Utah. Entre as muitas atividades como professora de Línguas, destaco sua atuação na Cottonwood High School, onde lecionou Língua Espanhola, cumprindo compromisso com o Programa Exchange Student/Teacher, da International Fellowship Incorporation. Enfim, esta é apenas uma pálida amostra do curriculum da confreira que recebemos oficialmente hoje como sócia efetiva da ACERE.
Não menos rico, a seu mister, é o curriculum do jaguaribano João César de Freitas Pinheiro, um cientista com larga experiência no campo de atuação que escolheu para servir à nossa Pátria. Geólogo formado pela Universidade de Campinas, mercê do estudo e da pesquisa, alcançou os mais elevados degraus na caminhada acadêmica e profissional. Philosophy Doctor, exerceu com proficiência o magistério e a defesa dos direitos de sua categoria profissional, tendo sido Presidente da Federação Brasileira de Geólogos. Na seara pública ocupou elevados cargos no governo de Minas Gerais, no Ceará e em federal, dando contribuição inestimável ao desenvolvimento de Programas Tecnológicos nas administrações para as quais trabalhou no afã de servir ao povo brasileiro e ao cearense, em particular. Apresenta substancial e consistente produção acadêmica, com relevantes trabalhos publicados em revistas e jornais especializados, com destaque para os livros “Companhia Vale do Rio Doce, o Engasgo dos Neoliberais” e “Confidências de um Militante Inconsciente”. Pertence aos quadros da Academia Cearense de Engenharia.
A Academia Cearense de Retórica recebe com um misto de alegria e orgulho dois retores militantes em áreas diferentes; um cartesiano militante das Ciências Exatas; outra, a cavalgar sonhos que expressa por intermédio da Poesia e da Música. Ambos, certamente, em profícua e dialética simbiose, muito têm para contribuir em favor da nossa querida Academia.
Sejam bem-vindos à ACERE.

BARROS ALVES
JORNALISTA, POETA E ASSESSOR PARLAMENTAR

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Justiça pede remoção de vídeos da convenção de Evandro

Decisão atendeu a pedido do PL, que acusou a chapa liderada pelo PT de propaganda eleitoral antecipada no evento com presidente Lula
spot_img