32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Opinião

Sobre Pittbulls, Adolescentes e um Idoso

segunda-feira, 22 de abril 2024


Uma das características que atesta a nossa humanidade é a nossa capacidade de nos indignarmos com situações que nos parecem bestiais, bizarras, sobretudo, absurdas. E o cotidiano sempre nos brinda com oportunidades para testarmos o nosso senso de humanidade. Era nisso que pensava enquanto reunia ideias para escrever este artigo.
O episódio da escritora Roseana Murray, atacada por três pitbulls enquanto caminhava pela rua, em Saquarema (RJ), causou-me comoção, despertando em mim um senso de solidariedade, em especial ao me colocar no lugar da senhora e quase sentir o seu desespero enquanto era atacada por cães raivosos. Apesar de ter perdido um braço e uma orelha, ela saiu do hospital com vida e nos deu uma lição de resiliência e grandeza de espírito. Quanto aos pitbulls, é uma raça de cães que desperta temor em muitos – inclusive em mim -, porque é o que esperamos dessa raça, embora quem os tenha, digam serem dóceis.
Uma sobrinha leva o tio – ao que tudo indica, recém-falecido – a uma agência bancária para fazer um empréstimo. A cena vista sem cortes choca pelo estado de morbidez do idoso, que tem sua cabeça, ora sustentada, ora desabada, insistindo a sobrinha em justificar para os funcionários do banco que está tudo bem, insistindo que o tio assine um documento. Se em vida não se respeita alguém, espera-se que, pelo menos na morte, seja dada uma trégua ao morto, para que siga em paz para a morada eterna. É isso o que se espera de um ser humano, mesmo em se tratando do maior inimigo. Porque é do ser humano respeitar aquilo que lhe é desconhecido e que será o destino de cada um: a morte.
Em plena sala de aula, um grupo de adolescentes avança sobre um colega e, com bastante euforia, pula sobre ele e o agridem impiedosamente. Em decorrência disso, o garoto falece com três paradas cardiorrespiratórias. Há tempos, o adolescente vinha sofrendo bullying na escola. Nada foi feito. A adolescência é para ser uma das fases mais interessantes da nossa vida, pois representa uma transição entre a infância e a fase adulta, sendo comum esperar dos jovens rebeldia e alegria.
Tais episódios despertaram em mim sensações diferentes. Em relação aos pitbulls, não me causou tanta estranheza, pois estava dentro do esperado para aquele tipo de raça canina, em tantos episódios já noticiados. No entanto, em relação à sobrinha e aos adolescentes… Não, não é isso que quero esperar do ser humano.

GRECIANNY CORDEIRO
PROMOTORA
DE JUSTIÇA

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com