32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Opinião

Teatro José de Alencar

quarta-feira, 24 de abril 2024

Vocês sabem quantos anos tem este Teatro? 114…Você sabe quem projetou seus jardins? Burle Marx…Você sabe quantos lugares ele tem? 800 lugares…Você qual a primeira peça que este Teatro veiculou? O Dote…Você sabe de onde veio sua estrutura? Da Escócia…Bem, fiz estas perguntas por que a maioria do povo não sabe da importância cultural, histórica e artística deste equipamento e acho que nem mesmo os gestores do próprio Teatro sabem e nem mesmo os gestores de nossa Cultura por que a cara do abandono é visível o que denota desprezo e desrespeito ao Patrimônio ali instalado.
A Gestão do Teatro é baseada em Confrarias e os espaços de lá são sempre negados se você não for amiguinho dos gestores ou mesmo dos membros da SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ. Fico a pensar por que privatizam o Patrimônio Público desta forma e fazem de tudo para afastar o artista ou promotor cultural de um equipamento de tanta envergadura cultural. Não é por incompetência é por maldade, é por desrespeito ao povo, é por falta de coerência com o discurso de cuidar de nossa gente. O Teatro tem infiltrações? Tem sim, Tem estruturas corroídas? Como tem, mas tem também gestores pedantes incapazes de pisar no chão do próprio Teatro….
O que esperar de gente que gere o teatro como a cozinha de suas casas e os empregados do Teatro como seres invisíveis e às vezes humilhados e desrespeitados. Falo isso com tristeza e também com um pouco de revolta, mas sei que isso não adianta, pois critérios de gestão não são critérios de competência e fazem parte de um jogo sórdido de interesses e troca de favores que somente existem em províncias e fundos de quintais…

FRANCISCO DJACYR
PROFESSOR

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com