32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Opinião

Violência contra mulher

quinta-feira, 09 de março 2017

N a semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, um dado que preocupa a todos nós, independentemente do sexo de cada um. Segundo pesquisa do instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum de Segurança Pública, a cada hora, 503 mulheres sofreram algum tipo de agressão física em 2016. No total, foram 4,4 milhões de mulheres, 9% da população acima de 16 anos, que relataram ter sido vítimas de socos, chutes, empurrões ou outra forma de violência. As agressões verbais e morais, como xingamentos e humilhações, atingiram 22% da população feminina. Ao longo do ano passado, 29% das mulheres passaram por algum tipo de violência, física ou moral. Entre as negras, o índice sobe para 32,5% e chega a 45% entre as jovens (de 16 a 24 anos).

Foram vítimas de ameaças com armas de fogo ou com facas 4% – 1,9 milhão de mulheres. Espancamentos e estrangulamentos vitimaram 3%, o que representa 1,4 milhão de mulheres, enquanto 257 mil, 1% do total, chegaram a ser baleadas. A cada três brasileiros, incluídos homens e mulheres, dois presenciaram algum tipo de agressão a mulheres em 2016, desde violência física direta, a assédio, ameaças e humilhações. O percentual é de 73% entre as pessoas negras e 60% entre as brancas.

O fato é que a impunidade alimenta o crime. Daí, a importância de, por meio do Disque 180, denunciar, de modo a fazer com que a mulher receba apoio e orientações sobre os próximos passos para resolver o problema. A denúncia é distribuida para uma entidade local, como a Delegacias de Defesa da Mulher ou Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, conforme o estado, e, lá, o órgão encaminhará aos outros equipamentos de atendimento e acolhimento. Outra vitória é a institucionalização da Lei Maria da Penha, que tornou mais rígida a punição aos cometedores de violência doméstica. É preciso continuar avançando em prol de uma sociedade mais segura para as mulheres.

EDITORIAL

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com