27.1 C
Fortaleza

Como os programas estão passando por uma revolução com a inteligência artificial

Foto de Austin Distel na Unsplash 

Há um lugar-comum que diz que a única coisa permanente no mundo é a mudança. Pode parecer só uma frase aleatória de impacto, mas ela serve para expressar bem o momento que vivemos agora, de ascensão da Inteligência Artificial enquanto ferramenta de trabalho e, em última instância, algo capaz de revolucionar um sem-número de áreas. 

É provável que você esteja observando o impacto da IA em diversos pontos da vida profissional e cultural – presença dessa tecnologia nas artes, na dublagem, na geração de conteúdo e muito mais. 

A área de programas não está isenta a essa influência, e existem softwares com funções de editor de imagem, de vídeo, de texto e mais que já adotaram a Inteligência Artificial como um novo recurso a ser explorado – e não como um inimigo a ser combatido, como acontece em outros segmentos. 

Programas já famosos, como o ChatGPT, que gera imagens a partir de prompts de comando textuais se tornaram bandeiras conhecidas da área, mas ela definitivamente não se limita a isso. Muitas outras empresas e seus programas estão inserindo a IA em seus protocolos de função e avançando de maneira pioneira em vários aspectos. 

A IA está entrando definitivamente em nichos de mercado que, para quem olha de fora, poderiam parecer inesperados; um bom exemplo é o dos antivírus, que se aproveitam do conceito de Inteligência Artificial não para impedir os malwares de atingirem um computador, como é hoje, mas de localizá-los em suas origens e, de certa forma, impedir sua criação em si. 

Já em assuntos mais “próximos” da nossa realidade, a IA passa a ter papel de simplificadora de atividades e atalho, muitas vezes. No caso da edição de vídeo e imagem, programas como o CapCut Online já permitem usar recursos similares, isto é, comandos em texto para criar novos conteúdos. Se você tem interesse em saber mais sobre a IA que cria imagens a partir de texto, este artigo é ideal.  

Mudanças na lógica de mercado com IA 

Embora exista uma preocupação generalizada em como a Inteligência Artificial vai afetar o dia a dia de profissionais de várias áreas, não é preciso ser sempre pessimista em relação a um futuro ainda um pouco nebuloso. 

Não vamos entrar em dilemas éticos aqui sobre substituição da criatividade humana por inteligência artificial nem nada do tipo; nosso objetivo em um primeiro momento é oferecer formas de entender como esses recursos podem ser usados de forma positiva por pessoas comuns em atividades corriqueiras, seja no trabalho ou no momento do lazer. 

No caso de quem trabalha ou simplesmente gosta de mexer com edição de áudio e vídeo, programas como o já citado CapCut Online oferecem exatamente isso: integração de ferramentas de Inteligência Artificial, como pode ser visto na imagem abaixo, com os recursos já conhecidos de trabalho no audiovisual. 

Esse é um programa que vale a pena conhecer mais a fundo, ainda mais sabendo desde o princípio que ele está disponível numa versão gratuita e que sequer necessita de download. 

CapCut Online e o uso de IA na edição de fotos e vídeos 

Trabalhar com edição audiovisual é algo que muitas vezes intimida quem nunca mexeu com isso. Muitas vezes uma simples edição de vídeo para redes sociais parece um pesadelo que vai requerer horas e uma boa dose de dor de cabeça para chegar a um resultado minimamente aceitável. 

Mas as coisas não precisam ser necessariamente assim, ainda mais com os avanços da IA, como dito anteriormente. Num exemplo prático simples, a Inteligência Artificial do CapCut Online pode colorir foto preto e branco com literalmente dois cliques – um para selecionar a imagem, e outro para fazer o upload dele no site. 

Obviamente que este é apenas um de muitos recursos presentes nesse programa, que inclui também, entre outros: 

  • Ferramenta para remover fundo de imagem 
  • Redimensionamento de fotos e vídeos 
  • Correção automática de cor por IA 
  • Aplicação de câmera superlenta 
  • Inserção de legendas 
  • Mais 

Claro que isso citado acima é apenas a superfície do que é possível fazer com esse recurso. O mais interessante aqui, e isso deve ser destacado, é que essas funções não requerem treinamento extensivo nem nada do tipo; algumas delas, como a correção de cores e o recorte de fundos, por exemplo, são feitas com Inteligência Artificial e levam poucos segundos. 

Além de facilitar atividades de trabalho, como é fácil relacionar pelos itens expostos acima, vale dizer que a IA do CapCut Online também tem recursos que permitem exercitar a criatividade, de certa forma. 

Uma delas é a ferramenta de expansão de imagens, que funciona da seguinte forma: o usuário faz o upload de uma imagem qualquer, em geral do próprio rosto ou de algum foco específico, e a Inteligência Artificial “completa” essa imagem com o que considera lógico, compondo cenários e colocando o sujeito da foto em situações diversas, que podem ser divertidas, dramáticas e afins. 

Utilizando o CapCut Online 

Explicando melhor o programa CapCut Online em si, você já deve ter compreendido que ele é uma ferramenta de edição de mídia, voltado especialmente para imagens e vídeos. Mesmo antes da inserção da IA no protocolo do programa ele já funcionava como um software popular para esse tipo de atividade, até por estar disponível gratuitamente e sem necessidade de download. 

Basta acessar o site do CapCut Online ou, se preferir, pesquisar diretamente na internet por termos como “remover fundo CapCut”, pois o resultado provavelmente será exatamente o que você busca. 

Dali em diante é explorar o que o programa tem a oferecer e criar seus vídeos que vão deixar você a um passo de viralizar nas redes sociais.  

Mais Lidas

Férias

As colônias de férias espalhadas pela cidade tem sido muito procuradas pelas crianças neste mês de julho. São espaços onde o contacto com a...

Vegetação da Base Aérea de Fortaleza é atingida por incêndio na noite desta terça-feira (13)

O fogo se rapidamente se alastrou em um canteiro próximo ao muro da base. Até o momento não há registro de vítimas.
spot_img