Eram 11 e meia da manhã de ontem quando a Juíza Eleitoral de Juazeiro do Norte, Ana Raquel Colares, passou a caneta e atendeu aos pedidos de impugnação das candidaturas de Manuel Salviano Sobrinho e Carlos Alberto da Cruz. O primeiro por dupla filiação e o segundo por desencontros em suas contas quando foi prefeito da cidade. Tá o maior rolo no Juazeiro.
Que cabe recurso, cabe, mas dá uma trabalheira dos diabos. Sobraram as candidaturas de Manoel Santana e Gorete Pereira. Já o promotor da comarca de São Gonçalo do Amarante, José Ribeiro dos Santos, pediu a impugnação da candidatura do candidato à reeleição, atual prefeito municipal, Walter Ramos Júnior. Justificou que o nome do prefeito Walter Ramos consta na lista do TCM que contém os nomes dos candidatos com contas desaprovadas pelo órgão.
Um dos processos em que há contas desaprovadas no TCM é datado de 19 de maio de 2004 e tem desaprovadas as contas relativas à gestão de Walter Ramos na Secretaria de Administração e Finanças de São Gonçalo do Amarante no período de primeiro de janeiro a 31 de outubro de 1998. O candidato terá 7 dias, a partir da notificação, para apresentar sua defesa perante a Justiça Eleitoral de São Gonçalo do Amarante e resguardar sua candidatura.
Deus ajuda a…quem ganha sozinho na mega-sena.
Refazendo os adágios.
Final de semana, muitos candidatos fizeram campanha tanto no Fortal, como no Halleuya, aproveitando tanta gente nos dois eventos. Resumindo: procuraram acender uma vela pra Deus e outra pro diabo, como diriam os beatos mais conservadores, pouco chegados à tais micaretas que invadem o Brasil nos dias de hoje. O mórmon Moroni Torgan preferiu atacar de pastel e caldo de cana na Leão do Sul.
Pra tirar do aperto
Tramita na Câmara Federal projeto obrigando os bancos a colocar assentos para os usuários que estiverem na fila, que, aliás, existe só todo dia, em razão do cada vez mais reduzido número de caixas para o atendimento. Hoje, neguim que estiver aguardando atendimento em agência bancária não nem como tirar água do joelho.
Nas repartições
Outro problema sério é em certas repartições públicas em que os sanitários contam apenas com água e papel higiênico e quem quiser que se dê por muito satisfeito. Se tiver que lavar as mãos ou outras partes menos visíveis não conta com sabonete nem sabão da terra, sabão de coco, sabão de sebo, essas coisas.
Regulamentar o que?
No Ministério do Trabalho, andam com uma história de que o Governo quer regulamentar a profissão de jornalista, como se o decreto-lei (vá lá que seja) sobre o assunto não mais estivesse em vigência. Isso é para retirar o que eles pomposamente gostam de chamar de entulho autoritário ou seria para enquadrar a categoria no estilo que o Governo aprecia?
Ta valendo mesmo?
Já que foi noticiado que Tia Lu mandou distribuir nas repartições municipais uma cartilha ensinando como não usar a máquina prefeitural em favor de nenhuma candidatura (nem mesmo a dela), me perguntaram se a tal publicação está sendo seguida à risca, como ela determinou. Soube que tem vereador da oposição (e existe?) já disposto a ir lá conferir e tal…
Troca-troca
As listas de gestores com contas desaprovadas pelos Tribunais de Contas estão tendo que ser mexidas toda semana, por conta de concessão de liminares judiciais em favor de candidaturas deles às eleições de outubro. É um troca-troca medonho que deverá continuar, em razão dos graus de recursos existentes no rito processual brasileiro.
Doença grave
Os hospitais universitários que funcionam em Fortaleza, o Walter Cantídio, e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, estão padecendo de um mal muito grave, a velha quebradeira. Tão devendo uma contona aos fornecedores e a UFC informa não ter dinheiro para pagar. Tem um plano; acabar de quebrar no rabo do mais fraco; nós.
Muito justo
Se vier a apoiar a candidatura do seu assessor Francisco Alves a vereador, Tin Gomes estará fazendo justiça a uma pessoa que lhe é leal muito antes de ele ser o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. Liderança forte na Lagoa Redonda e adjacências, Alves há muito tempo está ao lado do Tin, demonstrando lealdade, amizade e confiança,artigos raros.
Hora do berro
Está marcada para 11 de agosto, á tarde, na Assembléia, audiência pública sobre a inclusão de leite e carne de cabra na merenda escolar nas unidades de ensino público estaduais. É oportuna a iniciativa, a partir do princípio de que a composição desse cardápio deve priorizar os alimentos produzidos no estado e prestigiar a economia local.
Briga
Literalmente o Bonitão está começando uma briga com o colega tucano Artur Virgílio pela liderança do PSDB no Senado. Artur quer continuar na função, apesar de ter prometido que topava um rodízio nela. Pegando o amazonense pela palavra, o Lindo agora quer porque quer o lugar, certamente no entendimento de que ele irá torna-lo mais visível, e pirirí e pororó…
Para que mesmo?