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Política

AL pautou impacto da covid na educação durante 2021

sexta-feira, 21 de janeiro 2022

A pandemia, além de impactar diretamente a saúde da população e o andamento da economia, vem prejudicando a rotina escolar de crianças e adolescentes, tema que constantemente pauta o debate público dos últimos dois anos. Na Assembleia Legislativa do Ceará não foi diferente, com o assunto tendo estado no centro de discussões de parlamentares, principalmente na Comissão de Educação da casa, ao longo do último ano.

No decorrer de 2021, como destaca o deputado Queiroz Filho (PDT), presidente do colegiado, o foco nos impactos da pandemia envolveu a apresentação de relatórios, participação em reuniões com o Fórum Estadual de Educação, Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e outros órgãos e instituições, abordando, entre outros assuntos, a vacinação de professores e profissionais da educação. Além disso, o presidente da Comissão comentou a participação em debates sobre a perda de vínculo de alguns estudantes na pandemia e a necessidade da localização e retomada, as dificuldades nas aulas virtuais, a recomposição dos conteúdos dos dois anos letivos impactados pela covid-19 e a atenção às instalações das escolas para o retorno presencial.

O deputado apontou projetos de relevo do Governo do Estado aprovados na Comissão e no plenário da AL, como o programa Ceará Educa Mais, que promove ações destinadas à estruturação, ao desenvolvimento e à implementação de estratégias de gestão no âmbito da rede pública de ensino do estado, com o objetivo de aprimorar e o fortalecer o processo da aprendizagem. Outra matéria do Executivo que passou pela Comissão e que foi enaltecida pelo deputado é a que atualiza a legislação do Conselho Estadual de Educação (CEE) – para ele, essa reforma permite que o Conselho faça ainda melhor seu papel para a educação do Ceará.

Em sessão solene requerida por diversos parlamentares e realizada de forma presencial na Assembleia Legislativa, a relevância dos professores para a sociedade foi destacada. O deputado Queiroz Filho conta que o momento fez referência ao Dia dos Professores e foi emocionante, permitindo também homenagear os profissionais que morreram em decorrência da covid-19.

O parlamentar também destacou que, das 100 melhores escolas do Brasil, 79 são do Ceará. “Isso é fruto de políticas públicas inovadoras e efetiva atenção à educação desde a época”, ressaltou. Para o deputado, é importante reconhecer que os desafios são ainda maiores para manter os índices de excelência, algo essencial pelo entendimento no estado do Ceará da relevância da educação para a sociedade.

Temas
As questões relativas ao impacto da pandemia na educação atingiram todas as esferas de ensino e envolveram desde alunos até servidores das instituições, incluindo as discussões sobre prioridade para recebimento da vacina contra a covid-19. Professores estiveram entre os primeiros a receber as doses, mas as vacinas só começaram a ser aplicadas em crianças recentemente – no Ceará, essa população começou a ser vacinada no último sábado (15).
Também há destaque para as dificuldades relacionadas ao ensino à distância, principalmente no que diz respeito ao acesso a equipamentos eletrônicos e à internet, meio em que passaram a ser realizadas as atividades durante os períodos de isolamento.

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