32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

André Mendonça é empossado no TSE e deve ficar na corte até 2028

terça-feira, 25 de junho 2024

Ministro passa a ser membro titular do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em uma das vagas ocupadas por integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal).

A cerimônia de posse, realizada nesta terça-feira, foi rápida e acompanhada por parte dos ministros do Supremo, do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e de conselheiros do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Mendonça deve ficar como titular no TSE até 2028. Em 2027, ele deve suceder Kassio Nunes Marques na presidência da corte. Ele ocupou o posto deixado por Alexandre de Moraes, que terminou o seu mandato na corte eleitoral no início de junho.

Mendonça já passou pela AGU e Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil / Foto: Reprodução

Mendonça, indicado em 2021 ao Supremo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), estará na composição do TSE tanto nas eleições municipais deste ano quanto na disputa à Presidência da República em 2026.
A presença do ministro ajuda a modificar a correlação de forças no tribunal, com uma maioria de ministros considerados conservadores -além de André e Kassio, também estão no TSE os ministros do STJ Raul Araújo e Isabel Gallotti. O TSE tem sete integrantes titulares.

Um dia antes da posse, o ministro recebeu o título de cidadão honorário do Paraná, em Curitiba, em evento acompanhada por políticos, como o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), pastores e representantes de igrejas evangélicas e também pela atriz Regina Duarte, amiga de Mendonça e ex-secretária especial da Cultura no governo Bolsonaro.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com