32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Geral

Após entregas, Sarto tira férias e chefe da PGM assume Prefeitura

segunda-feira, 08 de julho 2024

O anúncio veio logo depois da maratona de entregas da gestão até o fim do prazo permitido. Prefeito volta ao cargo na sexta-feira (12)

Igor Magalhães

Com ausência de Sarto, coube ao procurador-geral do Município assumir o posto de prefeito de Fortaleza/Foto: Reprodução/Instagram José Sarto

Depois de uma maratona de entregas na gestão municipal e próximo ao início do período eleitoral, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou férias de cerca de uma semana. Ele fica fora do país até a próxima sexta-feira (12). Com isso, quem assume a Prefeitura neste período é o procurador-geral do Município, Fernando Oliveira.

“Passando aqui pra informar que estou tirando uma semana de descanso. Vou aproveitar as férias dos meus filhos e netos, e viajar com a família pra fora do País. Retorno ao cargo já na noite de sexta-feira (12/07). Neste período, quem assume interinamente a Prefeitura de Fortaleza é o procurador-geral do Município, Fernando Oliveira, que é um gestor experiente e competente. Estou certo de que cuidará bem da nossa Cidade!”, comunicou Sarto pelas redes sociais no sábado (6).

No comando da Procuradoria Geral do Município de Fortaleza (PGM), Fernando Oliveira é procurador da Fazenda Nacional de carreira e já ocupou também os cargos de secretário-chefe de Gabinete da Vice-Governadoria do Estado do Ceará, procurador-geral do Estado do Ceará, diretor-adjunto operacional e procurador-chefe da Procuradoria da Assembleia Legislativa do Ceará, representante judicial da União no Ceará e procurador-chefe substituto da União no Ceará.

Também foi procurador de carreira do Município de Fortaleza, em exercício junto à Procuradoria Fiscal, consultor técnico jurídico da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em exercício junto à Consultoria Jurídica da Mesa Diretora e oficial de justiça do Estado do Ceará e diretor-presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).

Vice-prefeito e presidente da CMFor em agenda no exterior

O chefe da PGM assume o comando da Prefeitura porque as próximas autoridades que poderiam substituir o prefeito na sua ausência apresentam impedimentos previstos nas regras eleitorais. O vice-prefeito Élcio Batista (PSDB), no momento, está em situação indefinida, mas pode disputar a eleição ainda como candidato a vice na chapa de Sarto ou como vereador. Já o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Gardel Rolim (PDT), é pré-candidato à reeleição para mais um mandato como vereador.

Pela Constituição Federal, há restrição à candidatura de parlamentar quando esse houver substituído ou sucedido o respectivo titular do Poder Executivo nos seis meses anteriores à eleição. Se fosse o caso, eles não poderiam disputar o cargo de vereador, mas poderiam concorrer a prefeito.

Além disso, Élcio e Gardel estão no exterior. Eles cumprem agenda na área de segurança pública em Medellín e Bogotá, na Colômbia, “onde irão conhecer a boa experiência destas cidades na redução dos índices de violência”, conforme Sarto também informou no anúncio de sábado.

Os dois estão em intercâmbio no país vizinho a convite da instituição internacional C40 Cities. Junto de outras autoridades da gestão municipal, a comitiva fortalezense deve ficar na Colômbia até o próximo sábado (13). A agenda inclui visitas e reuniões para conhecer ações nas duas cidades na área de segurança pública. A questão da segurança é o principal ponto de embate entre a oposição feita pelo PDT no Ceará e aliados ao governo de Elmano de Freitas (PT).

MAIS AÇÕES DA GESTÃO
Pré-candidato à reeleição, o prefeito José Sarto concluiu na última semana uma série de entregas da sua gestão, com destaque para as áreas de segurança pública, saúde e turismo. A última sexta-feira (5) foi o fim do prazo permitido pelas regras eleitorais para que ele pudesse estar presente nas inaugurações.

Mesmo assim, o prefeito destacou que as entregas da gestão vão continuar ocorrendo após esse prazo. “Vamos continuar entregando depois do dia 5, só eu não vou poder estar presente. Vamos entregar mais escolas em tempo integral, escolas-areninhas, areninhas, infraestrutura viária…”, afirmou durante a inauguração do Centro de Comando e Controle de Fortaleza.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com