Política
Atendendo ao pedido do deputado federal Capitão Wagner (Pros), a Frente Parlamentar Mista do Sistema Penitenciário estará em Fortaleza, nesta sexta-feira (25), visitando os presídios e fiscalizando as condições de trabalho dos agentes penitenciários. De acordo com Capitão Wagner, representante da Segurança Pública do Estado, na Câmara dos Deputados, “o objetivo é avaliar o que se pode levar de bom das unidades prisionais do Estado para todo o País, bem como identificar quais são as falhas para que não sejam cometidas em outras unidades da Federação”.
Estarão presentes na visita o presidente da Frente, Capitão Alberto Neto (REPUBLICANOS/AM); o vice-presidente, Capitão Wagner (PROS); os deputados estaduais Soldado Noelio (PROS), Tony Brito (PROS) e o vereador de Fortaleza, Sargento Reginauro.
REALIDADE
O Ceará possui 15 unidades prisionais, com capacidade para 9.740 detentos. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), no boletim de abril deste ano, a população carcerária abriga 21.832 presos. O excedente de presos, no Ceará, aumenta a cada ano, e, atualmente, a marca é de 12.092 presidiários a mais do que se comporta nas unidades.
UNIDADES SEM COMUNICAÇÃO
No tocante à redução do número de homicídios no Estado este ano, Capitão Wagner avalia que ela se deve ao trabalho da SAP, em virtude da diminuição do contato dos presos com o mundo externo, especialmente, por meio dos aparelhos celulares. “Assim como o secretário Luís Mauro Albuquerque fez no Rio Grande do Norte, estamos vendo aqui o disciplinamento do sistema, que era necessário, mas que, agora, precisa também ser levado às ruas”, acrescenta, frisando que, “assim como o Estado deve ter o controle sobre as unidades, deve tê-lo nas ruas também”.
O parlamentar ressalta a importância da visita “in loco” nas unidades, que contribuirá para a reformulação do sistema prisional e somar alternativas para combater e inibir o crescimento da violência no País.
COLETIVA DE IMPRENSA
Após a visita aos presídios, os parlamentares realizarão, às 16 horas, na sala de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará, uma coletiva à imprensa.
Fonte: Ass. de Imprensa