32 C°

20 novembro 2023.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Camilo diz que Lula chamou Cid para se filiar ao PT;PSB também fez convite

segunda-feira, 20 de novembro 2023

O senador Cid Gomes, que está em processo de desfiliação do PDT junto a aliados, já tem convites, para nova filiação, de dois partidos importantes do campo da esquerda: PT e PSB. Esses são justamente os mais cotados para receber o grupo liderado por Cid que quer deixar o PDT.
Na sexta-feira (17), o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), disse que o presidente Lula (PT) o pediu para convidar Cid. “As portas do Partido dos Trabalhadores estão abertas caso ele queira se filiar ao PT”, afirmou Camilo, que também informou ainda não ter feito o convite diretamente. O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), também deu declarações favoráveis à filiação de Cid.

No entanto, há sinais de resistência à entrada de Cid e do grupo dele no PT. O deputado federal cearense José Guimarães, vice-presidente nacional do PT, reagiu às falas de Camilo e Elmano. Ele foi às redes sociais para dizer que não havia nenhum pedido de filiação na Direção Nacional do partido e que o assunto teria de ser discutido, passando pela Executiva Nacional.

Guimarães também declarou que “o PT tem seus ritos de funcionamento” e que tem “pelos companheiros que estão deixando o PDT o maior respeito”, devendo eles permanecer como aliados. Ele reforçou que a questão tinha de ser assunto “dentro do partido”, no caso de haver um pedido formal de filiação.
Já o presidente do PSB Ceará, Eudoro Santana, tornou público que articula atrair não apenas Cid como todos os aliados que também querem deixar o PDT. O partido já chegou a publicar nota dizendo que “abre suas portas para o senador Cid Gomes e seus companheiros, onde serão festivamente recebidos e respeitados”.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com