32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Caridade: vice-prefeito assume Prefeitura após embate com a Câmara

terça-feira, 04 de junho 2024

Está marcada para esta terça-feira (4) a posse do vice-prefeito de Caridade, Renato Timbó (PT), em meio a uma disputa política iniciada com o afastamento da prefeita eleita Simone Tavares (PSB). Decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) na semana passada, por meio do desembargador Durval Aires Filho, concedeu liminar ao vice, determinando que ele assuma o comando da cidade no Sertão Central cearense. Porém, apenas nessa segunda-feira (3) a Câmara Municipal emitiu ofício para a posse de Timbó, que deve ocorrer hoje às 16 horas, no Legislativo municipal.
No dia 10 de maio, a prefeita Simone Tavares foi afastada por 180 dias como resultado da Operação “Caritas”, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap). São investigados os crimes de peculato, fraudes em licitações, entre outros.
Com o afastamento da prefeita, o vice devia assumir o cargo. No entanto, no dia seguinte ao afastamento de Tavares, a Câmara de Caridade cassou o mandato do vice-prefeito por suposto exercício ilegal da profissão de advogado. Assim, assumiu a Prefeitura o presidente do Legislativo, Erivaldo Fernandes (PDT), que é irmão da prefeita afastada.
Enquanto isso, Simone Tavares teve duas derrotas na Justiça em ações para conseguir voltar ao cargo, uma no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outra no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com