32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Centrão avalia impor derrota a Lula e tirar Padilha das emendas

quinta-feira, 18 de abril 2024

Líderes do centrão na Câmara dos Deputados reclamam de uma portaria editada pelo Governo Federal na semana passada com regras para a partilha de emendas parlamentares, e um grupo discute derrubá-la, impondo derrota ao governo Lula (PT). O documento determina que ministérios e órgãos informem à Secretaria de Relações Institucionais (SRI), comandada por Alexandre Padilha (PT), os pedidos feitos pelo Congresso Nacional para a liberação das emendas parlamentares.

Integrantes do governo dizem que o texto não dá à SRI, que tem status de ministério, o poder de interferir nas indicações. Ainda assim, líderes de ao menos quatro partidos do centrão ficaram descontentes com o ato que, na avaliação deles, altera regra aprovada anteriormente pelo Congresso.
Os parlamentares viram no gesto do governo uma tentativa de dar poderes a Padilha. Mesmo que entendam que o caso não seria retaliação às recentes críticas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), ao ministro, avaliam se tratar de provocação do auxiliar de Lula. Lira tem adotado cautela sobre o tema, o que pode dificultar a anulação do ato. Integrantes do centrão admitem que uma medida dessa teria mais força para ir adiante com o apoio do deputado.

Mas, caso não derrubem a portaria, líderes já falam em descumpri-la em razão do que classificam como burocracia excessiva. A regra é interministerial e leva a assinatura dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad (PT), do Planejamento, Simone Tebet (MDB), da Gestão, Esther Dweck, e Padilha.
Datado do dia 1º de abril, o texto foi publicado na sexta-feira (12), um dia após Lira aumentar o tom das críticas a Padilha e afirmar que o ministro é “incompetente” e “desafeto pessoal”. Membros do Palácio do Planalto afirmam que a publicação da portaria já estava prevista e que não é uma resposta às críticas do presidente da Câmara.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com