32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Com licença de Augusta, Janaína Farias assume vaga no Senado nesta terça

terça-feira, 02 de abril 2024

A segunda suplente do senador eleito Camilo Santana (PT), Janaína Farias (PT), assume uma vaga no Senado Federal nesta terça-feira (2). Devem estar presentes no momento da sua posse o próprio Camilo, atualmente ministro da Educação, além da primeira suplente dele, Augusta Brito (PT), o senador Cid Gomes (PSB) e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Também devem estar presentes lideranças e aliados de Crateús, município do Sertão dos Inhamuns de origem de Janaína e onde ela é pré-candidata à prefeita.
Camilo foi eleito senador em 2022, mas recebeu convite do presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) para chefiar o Ministério da Educação (MEC). Nome de confiança de Camilo, Janaína foi junto com ele para o MEC, assumindo o posto de Secretária Nacional de Gestão, Inovação e Avaliação da pasta. Enquanto isso, quem estava na vaga no Senado até agora era Augusta Brito.
Entretanto, a petista vai tirar uma licença de quatro meses. Durante esse período, ela deverá estar de volta ao Ceará. De acordo com a assessoria de imprensa da parlamentar, o afastamento temporário do Senado é “para cuidar de assuntos no estado junto aos municípios cearenses”. Ao ser divulgada a informação de que Augusta tiraria a licença, no final de fevereiro, cogitou-se que ela poderia ser candidata na eleição municipal. Para isso, ela teria que mudar o domicílio eleitoral até o próximo dia 8 de maio. À época, ela confirmou a possibilidade.
Porém, neste momento, o mais provável é que ela ocupe uma pasta no Governo do Estado: a Secretaria de Articulação Política, que deve ficar vaga após o atual titular, Waldemir Catanho (PT), ser anunciado como pré-candidato a prefeito de Caucaia.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com