32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Datena se lança a prefeito de São Paulo e aprofunda incertezas do PSDB

sexta-feira, 14 de junho 2024

Conhecido pelo histórico de desistências na política, o apresentador José Luiz Datena foi lançado pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PSDB nesta quinta-feira (13) sob ceticismo do próprio partido, o 11º ao qual se filiou, e o risco de aprofundar divisões numa legenda fragilizada em várias frentes. “Desta vez, eu vou até o fim”, prometeu ele, que já desistiu de concorrer na última hora em quatro eleições.
O lançamento reuniu figuras do tucanato que resistiram aos abalos na sigla nos últimos anos. O jornalista entrou no partido em abril, inicialmente para ser vice de Tabata Amaral (PSB). Antes, em um intervalo de menos de um ano, passou por PDT e PSB.
Datena fez um discurso em que se disse agora mais consciente de sua responsabilidade do que das vezes anteriores em que flertou com uma candidatura, pregou o “expurgo de bandidos misturados com a administração” e disse que fará campanha sem colete à prova de bala, mas “com peito aberto”. Ele fez críticas indiretas a Ricardo Nunes (MDB), citando problemas da cidade e o que chamou de infiltração do crime organizado, especificamente o PCC, na gestão. “Se me deixarem de cadeira de rodas, eu ganho a campanha”, afirmou, insinuando contrariedade da facção com sua candidatura.
As falas no evento definiram o lançamento como um marco do renascimento do PSDB, avesso à polarização e disposto a recuperar protagonismo. Afirmações como a de que Datena chega “para o funeral” foram rebatidas. Ele próprio disse que falar em fragilidade é desconhecer a história do partido.
Nos bastidores, o PSDB ainda avalia internamente cenários sem o pré-candidato. Além da aliança com Tabata, defendido por uma ala, a opção é embarcar na campanha à reeleição de Nunes, caminho que também está longe de ser unanimidade entre as diferentes correntes que ocupam as direções municipal e nacional. A equação envolve ainda o Cidadania, partido que compõe uma federação com o PSDB e precisa estar alinhado a qualquer um dos movimentos. A chegada de Datena também está no pano de fundo da saída de tucanos do partido.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com