32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Do mesmo partido que governador, Luizianne declara apoio a professores grevistas

quarta-feira, 19 de junho 2024

A deputada federal Luizianne Lins (PT) fez uma manifestação de apoio nessa terça-feira (18) à categoria de professores das universidades estaduais do Ceará, que estão em greve há mais de dois meses. “Consideramos o movimento justo. A categoria afirma que nos últimos anos o ensino superior no Ceará tem sofrido problemas em sua infraestrutura e perdas salariais significativas. Esperamos a manutenção e o avanço das negociações e de acordos justos. Sigamos valorizando a educação como instrumento de transformação e de profunda mudança. Os professores e professoras têm todo nosso apoio e solidaredade”, disse Luizianne em vídeo.
Os professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade do Vale do Acaraú (UVA) estão em greve e buscam, entre outras reivindicações, reposições de perdas salariais, realização de concurso público, convocação do cadastro de reserva, melhorias na infraestrutura e na política de assistência estudantil, entre outros pontos. Já os docentes da Universidade Regional do Cariri (Urca) aceitaram a proposta do Governo e deixaram o movimento grevista.
Do mesmo partido que o governador Elmano de Freitas (PT), Luizianne faz um movimento diferente dos aliados do Governo do Estado, que têm atuado como porta-vozes da gestão e até mesmo fazendo críticas aos grevistas. No início do mês, o próprio governador chegou a dizer que não concordava com o movimento grevista “cujas motivações não se justificam”. Alguns petistas ainda apontaram que a continuação da greve se dá por “por questões políticas”.
Em abril, a ex-prefeita de Fortaleza perdeu a disputa interna no PT que definiu o deputado estadual Evandro Leitão como candidato a prefeito da Capital pelo partido neste ano. Após isso, Luizianne vem articulando a criação de uma nova corrente interna no PT, nomeada “Campo de Esquerda”.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com