32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

É apenas o começo

quarta-feira, 23 de julho 2008

A marcha das campanhas eleitorais está entregue aos marketeiros que se movimentam de olho nas pesquisas, cada qual procurando justificar o perfil do seu candidato. Demétrio e Luis Viana comandam o bunker da Loura, o talentoso Norton Lima Junior enfrenta o desafio de tornar elegível Adahil Berreto, e o renovado cientista político com curso na Espanha, Erivelto Souza, dispara com Moroni Torgan. 


Com segurança pode-se dizer que a dinâmica da campanha deve mudar, e muito, até outubro.  Por enquanto, qualquer definição será precipitada e infundada, na avaliação técnica.


 


Luizianne tem a inteligência da sua equipe voltada para a rejeição elevada, e do mesmo mal sofre Patrícia Gomes com níveis mais baixos, mas deve levar em conta a surpreendente performance do seu tutor Tasso Jereissati com 44%, desafio para Einhart fazer milagre.


 


As classes %u201CD%u201D e %u201CE%u201D, 50% da população de Fortaleza devem apontar o vencedor do pleito. Quem conseguir sensibilizar esse grupamento vencerá a batalha das urnas. Mas até chegar essa hora, valerá a competência do marketing e o carisma dos candidatos. Palpitar agora quem será o campeão dessa disputa é um tiro no escuro. Como mostra a pesquisa nessa primeira fase, tudo está embolado. O que pesa num candidato, sobra no outro de modo a que as vantagens se anulem.


 


Orientação


           


As Delegacias de Polícia %u2013 da capital e interior %u2013 estão obrigadas a informar e orientar vítimas de acidentes de trânsito (ou suas famílias), sobre os seus direitos de indenização pelo DPVAT. Para isso, a AL aprovou projeto de Lei do deputado Ely Aguiar (PSDC). Segundo ele, é mínimo o número de pessoas que buscam esse benefício.


 


Pressa


           


No encontro entre o presidente Lula; o presidente do BNB, Roberto Smith e membros do consórcio responsável pela Ferrovia Transnordestina, ficou patente que este importante projeto não anda na velocidade prevista. Smith deixa claro que é preciso aceleração da obra. Dos R$ 4,5 bilhões em que está orçada a referida ferrovia, R$ 2,5 bilhões são do FNDE, ou seja, da nova Sudene, que precisa %u201Caparecer na foto%u201D.


 


Colaboração


           


A mídia, na visão do deputado Heitor Férrer (PDT), ajudará muito, se colaborar com denúncias sobre mega-eventos falsamente culturais, promovidos por muitos prefeitos do Ceará. Aqui, como em todo o país, gastam-se recursos dos ministérios do Turismo e da Cultura, festas que são %u201Cminas%u201D de enriquecimento para gestores e seus protegidos.


 


Sem entraves


           


O 8º Fórum de Governadores do NE, em Teresina-PI, é, deputado Tomás Filho (PSDB), a chance para os gestores estaduais da região, cobrarem com rigor, medidas para pôr fim aos entraves encontrados para a liberação de recursos aprovados para seus estados, pondo um fim à %u201Cponte aérea%u201D para Brasília, a que eles são sistematicamente submetidos.


 


Declínio


           


A poderosa ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pode estar em curva descendente. Em Brasília e por aqui, comenta-se que a decisão do presidente Lula, de criar %u2013 só agora %u2013 um Comitê Gestor do PAC, pode sinalizar que a %u201Cmãe%u201D do mega-programa, não está suportando o hercúleo peso que o presidente lha atirou às costas.


  


Sinal amarelo


           


Uma %u201Cenquete%u201D feita no %u201Cblog%u201D do jornalista Eliomar de Lima, sobre a atuação da CMF, tem tudo para trazer preocupações a muitos dos atuais donos de mandato. 6% dos consultados se dizem satisfeitos; 42% insatisfeitos; 4% acham regular, e 42% nem tomam conhecimento do que ali vem ocorrendo…


 


Boa idéia


           


Pode retornar ao Plenário da AL, logo no retorno aos trabalhos, a questão de Veículos Leves Sobre Trilhos %u2013 VLT. Trata-se de unidades que podem transportar 300 passageiros, com tarifas menores, usados em percursos mais longos. Uma primeira sugestão, segundo o deputado Moésio Loiola (PSDB), seria uma linha ligando o Mucuripe a Parangaba, com única parada no Castelão.


 


Espelho…


           


…do governo do presidente Lula, conforme o deputado Edson Silva (DEM), é o que ocorre com a CEF do Ceará. Depois de concurso realizado há meses, os aprovados continuam aguardando a convocação, enquanto suas vagas continuam sendo ocupadas por apadrinhados de políticos do PT, segundo denunciava %u201Cem off%u201D no CIAL, um dos prejudicados.


 


Priorizando


           


O Porto do Mucuripe, em Fortaleza, está na cabeça da fila do Plano Nacional de Dragagem de Portos. Quem assegura é o titular da Secretaria Nacional dos Portos, Pedro Brito. Com essa medida, o velho Mucuripe, que por pouco não foi riscado do mapa, poderá receber, em breve navios de alto calado, tornando-se um dos mais importantes do Norte e Nordeste.


 


Contraste


           


A reforma política do Brasil (se houver) vai exigir, segundo o deputado Raimundo Matos (PSDB), uma mudança profunda na maneira como é feita a sua organização administrativa e política. Para ele, o Brasil é o único país que, mesmo sendo uma República federativa, exibe a maior concentração de poderes nas mãos do presidente da república.


 


Eles também


           


Acabou a folga de ex-prefeitos, que eleitos antes de 1990, tiveram suas contas (no total) desaprovadas, mas que pretendem, novamente, retornar ao poder. Assim, além dos atuais detentores do poder municipal, o Ministério Público Eleitoral também vai manter vigilância sobre os que acham que %u201Co tempo apaga tudo%u201D.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com