32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Elmano anuncia incentivo para conservação ambiental no Ceará

terça-feira, 18 de junho 2024

O governador Elmano de Freitas (PT) participou nessa segunda-feira (17) da abertura do seminário “Ceará pelo Clima: Desenvolvimento, Sustentabilidade e Justiça Social”, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema). Na ocasião, Elmano destacou as políticas públicas do Governo do Estado para o meio ambiente, entre elas citou que estão sendo avaliadas formas de compensar aqueles responsáveis por iniciativas de proteção do meio ambiente no Ceará.
“Estamos preparando editais para compensar e reconhecer pessoas com prática de conservação ambiental. Estamos discutindo um projeto para que os pequenos produtores possam produzir energia solar e isso seja fonte de renda para esses pequenos produtores, assim como para povos tradicionais e povos indígenas”, relatou o governador.
Na ocasião, Elmano também falou sobre o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), iniciativa para remunerar quem faz a preservação, e o Renda do Sol, programa no qual o Estado vai comprar energia solar produzida por pequenas comunidades. “Estamos estabelecendo uma mudança de paradigma: vamos multar quem não respeita o meio ambiente e usar o recurso para ampliar nossas políticas ambientais”, afirmou. O chefe do Executivo estadual lembrou ainda do processo de transição energética no Ceará, que já possui 37 protocolos para produção de hidrogênio verde.
A chefe da Sema, secretária Vilma Freire, reforçou a parceria entre secretarias estaduais e com União e sociedade na questão ambiental. “A Sema está trabalhando em parceria com o Governo Federal e com a sociedade para trazer para o Ceará as melhores práticas para efetivar o combate às mudanças climáticas, porque o Estado, sozinho, não conseguirá realizar esta tarefa”.
Com a presença prevista no evento, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, não pôde comparecer em razão do enfrentamento aos incêndios no Pantanal e na Amazônia. Ela enviou uma mensagem em vídeo. “Hoje é o Dia Mundial de Combate à Desertificação, tema fundamental para o estado do Ceará, que tem mais de 90% do seu território no semiárido”.
Crise climática
Questionado se o Ceará possui um plano de enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas, Elmano citou algumas ações já em andamento no estado. “O Ceará aumentou suas unidades de conservação e estamos elaborando plano de manejo para essas unidades de conservação. Temos atuado na fiscalização para evitar a desertificação e o desmatamento da caatinga, que é um bioma absolutamente sensível. Temos ações importantes nos biomas da Serra da Ibiapaba e da Serra de Baturité, que tem caracterização de Mata Atlântica, além da proteção de nossas praias…”, disse o governador em coletiva de imprensa após o discurso.
“Tudo isso está sendo articulado em torno do reconhecimento de ações para garantir a preservação do planeta e as mudanças climáticas que têm acontecido nas últimas décadas, que são absolutamente preocupantes. As suas consequências exigem uma mudança de comportamento da sociedade e dos governantes”, completou.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com