32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Ao todo, são cerca de 2.700 profissionais de segurança a mais, o reforço policial ocorre após ataques registrados no fim de semana

terça-feira, 25 de junho 2024

No sentido de tentar conter a crise na segurança pública no Ceará, o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou nessa segunda-feira (24) um reforço de cerca de 2.700 profissionais para as forças de segurança do Estado. Haverá um reforço imediato com a convocação de 426 agentes aprovados no último concurso da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) que irão iniciar o curso de formação. Além disso, Elmano anunciou a posse de mais 428 policiais civis na próxima quarta-feira (26) e de mais 83 peritos forenses na próxima segunda-feira (1º).

Conforme o Governo do Estado, 1.185 soldados e 160 oficiais da PMCE estão em formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). O governador relatou também que pediu celeridade à empresa organizadora do último concurso da Polícia Militar para a análise dos exames médicos e, assim, agilizar a convocação de mais 400 agentes para ingressarem nos quadros da PMCE.

Os novos anúncios foram feitos em vídeo de Elmano ao lado do secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klênio Sávio. O momento ocorreu após um final de semana cheio de reuniões entre o governador e a cúpula da segurança do Estado para discutir as ações em meio à escalada da violência nos últimos dias.

Ao menos 14 pessoas foram mortas e nove ficaram feridas entre a última quinta-feira (20) e o domingo (23) em uma sequência de ataques a tiros em várias localidades do estado. As autoridades atribuem os crimes a conflitos entre organizações criminosas. A crise deu munição aos adversários políticos do governador que subiram o tom nas críticas, responsabilizando a gestão estadual pela onda de violência.
“Realizamos reuniões durante todo o final de semana para discutir novas ações e analisar o cenário do estado. As posses e convocações divulgadas hoje são muito importantes para continuarmos o reforço para as forças de segurança. Quero dizer claramente que nós iremos até o fim no enfrentamento aos grupos criminosos no Ceará e (estaremos) fortalecendo cada vez mais as nossas forças de segurança”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Outras medidas
No domingo (23), o governador anunciou aumento do aporte financeiro para operações na área de segurança, incrementando em 20% o número de policiais no Ceará, garantindo a atuação de mais 1.300 profissionais da corporação, que estariam de folga e poderão optar por trabalhar reforçando as operações. Além disso, nos últimos dias, após a escalada da violência a partir da última quinta-feira (20), o Governo do Estado também anunciou outras medidas como a entrega de 68 viaturas para a PMCE, além do início do serviço operacional supervisionado de 437 novos policiais militares, fortalecendo o combate ostensivo em Fortaleza e Região Metropolitana.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com