32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Federação Psol-Rede une pré-candidatos em chapa na Capital

segunda-feira, 06 de maio 2024

O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e a Rede Sustentabilidade vão estar juntos em uma chapa para disputar a Prefeitura de Fortaleza na eleição deste ano. A informação foi divulgada no último sábado (4) em uma nota da federação composta pelos dois partidos, pondo fim a um impasse. Anteriormente, cada legenda tinha lançado uma pré-candidatura para a disputa, o Psol com o produtor cultural Técio Nunes e a Rede com a ambientalista Cindy Carvalho. Porém, Psol e Rede formam uma federação e por isso deveriam lançar, de fato, uma única candidatura.
Com a nova definição, os dois estarão na mesma chapa, com Técio concorrendo a prefeito e Cindy a vice-prefeita. “É com grande alegria que a Federação Psol-Rede anuncia a escolha das pré-candidaturas do companheiro Técio Nunes (Psol) ao cargo de prefeito e da companheira Cindy Carvalho (Rede) ao cargo de vice-prefeita, como resultado de um processo consensual que refletiu os valores fundamentais do diálogo, respeito e democracia interna dos partidos federados”, diz nota assinada pela presidente da Federação Psol-Rede em Fortaleza, Gabriela Gomes.
“A decisão foi alcançada após um período de debates (…). Ouvimos todas as vozes, consideramos todas as perspectivas e, juntos, chegamos a uma escolha que reflete a diversidade e a unidade da nossa Federação. Reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma sociedade fortalezense mais justa, igualitária, solidária e sustentável, e encaramos esta pré-candidatura como uma oportunidade para ampliar nossa luta por direitos, justiça social, justiça ambiental e transformação política”, continua o texto.
“Continuaremos trabalhando incansavelmente para fortalecer os laços que nos unem e para construir um projeto de cidade que olhe para todes. Que este processo de escolha das pré-candidaturas seja apenas o primeiro passo de uma jornada marcada pela participação ativa, pelo respeito mútuo e pela busca incessante por uma cidade melhor”, finaliza.
A medida de apresentar Técio na cabeça de chapa da Federação Psol-Rede na Capital havia sido antecipada pelo próprio pré-candidato em entrevista ao O Estado na semana passada. Conforme Técio, já existia um acordo dando ao Psol a prerrogativa de lançar um nome na disputa em Fortaleza tendo em vista principalmente que o partido tem maioria na federação.
“O Psol tem a maioria da federação tanto nacionalmente como estadualmente como também aqui em Fortaleza e o único critério que pode ser avaliado nesse cenário é isso”, explicou. “No aspecto da federação, respeitando os critérios acordados de forma unânime entre todos e todas que compõem a Rede e o Psol, a prerrogativa de lançar a candidatura em Fortaleza é do Psol”.
Ele chegou a relatar também que, pelo acordo na federação, em outras cidades onde a Rede tem a maioria, a sigla tem a prerrogativa de lançar um nome para a cabeça de chapa, contando com o apoio do Psol.
Eleição em Fortaleza
Agora o cenário da eleição para a Prefeitura de Fortaleza está praticamente definido, com todas as cabeças de chapa confirmadas. Além de Técio Nunes (Psol), a disputa apresenta como pré-candidatos o atual prefeito José Sarto (PDT), que deve buscar a reeleição; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Evandro Leitão (PT); o ex-secretário de Saúde de Maracanaú, Capitão Wagner (União Brasil); o deputado federal André Fernandes (PL) e o senador Eduardo Girão (Novo).
(Por Igor Magalhães)

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com