32 C°

sábado, 24 de julho de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Gerardo Brígido é eleito presidente

terça-feira, 13 de novembro 2012

O desembargador Luiz Gerardo Pontes Brígido foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e o desembargador Francisco Lincoln Araújo, vice-presidente.

A escolha ocorreu durante a sessão plenária de ontem conduzida pelo presidente da Corte, desembargador José Arísio Lopes da Costa. Brígido recebeu 25 dos 42 votos. O corregedor-geral será o desembargador Sales Neto, eleito por aclamação.

Participaram da votação, os atuais 42 desembargadores. Ao todo são 43 magistrados, mas o desembargador Ernani Barreira Porto deixou uma lacuna ao se aposentar em 25 de outubro deste ano. Os mandatos são de dois anos, iniciando em janeiro de 2013 e terminando em janeiro de 2015.

O desembargador Gerardo Brígido agradeceu aos colegas por elegê-lo presidente da Corte, demonstrando satisfação em ser eleito. Segundo ressaltou, sabe das dificuldades e das imperfeições da Justiça cearense, mas, conforme ele, trabalhará com “transparência” para avançar nas conquistas do Judiciário.

Ainda segundo ele, irá trabalhar para garantir juízes em todas as comarcas, além de aumentar o efetivo de servidores. Ressaltando, assim, a dificuldade financeira do Poder Judiciário. Contudo, afirmou dar continuidade ao trabalho já desenvolvido pelo desembargador José Arísio. “Sabemos da dificuldade, mas com trabalho e transparência conseguiremos avançar mais um pouco”, disse o novo presidente do TJCE, ressaltando que, diferente do passado, a Justiça precisa se abrir e mostrar as dificuldades existentes.

Concorreu, ainda, para o cargo o desembargador Rômulo Moreira de Deus. E à vice-presidência, o desembargador João Byron de Figueiredo Frota.  A Corte, hoje, é formada pelos desembargadores José Arísio Lopes da Costa, presidente, Luiz Gerardo de Pontes Brígido, vice-presidente, e Edite Bringel Olinda  Alencar, corregedora. Os mandatos terminam em janeiro do ano que vem.

MAIS
Cearense, o desembargador José Gerardo Brígido exerceu diversas funções antes de ingressar no TJCE, em 2002. Em 1979, ingressou na magistratura. Atuou em diversas comarcas do Interior. Foi titular da 20ª Vara Cível de Fortaleza e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.  Também foi eleito presidente da Justiça Eleitoral, em 2009. Atualmente, é o vice-presidente do Tribunal de Justiça.

Natural de Acopiara, Francisco Lincoln iniciou a carreira como promotor de Justiça de Orós, depois atuou em outras comarcas do interior. Em 1995, foi promovido procurador de Justiça e, desde 2006, é desembargador – eleito pelo critério do quinto constitucional. Além disso, preside a 8ª Câmara Cível do TJ e dirige a Escola Superior de Magistratura do Ceará (Esmec).

Paraibano, Sales Neto já desempenhou como juiz em diversas comarcas do Interior, assim como Fortaleza e Maracanaú. Em 2007, assumiu como desembargador, integrando atualmente a 1ª Câmara Cível.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com