Pacto para não denunciar imoralidade não deveria ser coisa de deputado. Mas existe na Assembléia, com anuência da maioria comprometida com imoralidades. A deputada Rachel Marques deu o primeiro grito contra essa aberração, e outros virão. É impossivel deixar prosperar o inusitado, o bizarro, em nome da lei do silêncio para esconder o cambalacho que protege a indecência.
Caso fora de série guarda a disputa pela prefeitura de Icapui com peculiaridades bem originais de familiares e agregados do poder. O atual prefeito, José Edílson da Silva, PSDB, vai para a reeleição tendo na vice seu sobrinho Heverton Costa e Silva, presidente da Câmara. Edílson se coligou com o PTB da vereadora Fátima Lacerda, e com o PRB de Demetrio Cirilo.
Não por acaso, Fátima e Demetrio são irmãos do prefeito Edílson e juntos estão formando um triunvirato familiar em Icapui. Demétrio, ainda por cima, é pai do atual vice-prefeito. Adicione a esse nepotismo institucionalizado, o fato da família ter mais dois candidatos a vereador: Erica Silva e Lacerda Filho, que foi arrolado no caso dos sanguessugas por fraudes nas licitações de compras de ambulâncias.
Não se pode deixar fora o deputado federal pelo PT, José Airton Cirilo, irmão de Fátima, de Demétrio e de Edílson, sob cujo manto protetor se hospedam todos esses apaniguados do poder. Isso é apenas a preliminar, porque não se sabe quais serão as cenas do próximo capítulo da %u201CRepública dos Cirilos%u201D, em Icapui, com as amarras do deputado Dedé Teixeira, correligionário de Cirilo, também candidato, a quem caberia denunciar.
Não abre
A Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização de Fortaleza, com ou sem recesso, vai concluir o Plano Diretor de Desenvolvimento Participativo de Fortaleza. A determinação é do presidente da referida Comissão, Carlos Mesquita (PMDB), que diz não mais ser possível procrastinar com o PDDP.
Ruptura
Segue célere e sem horizonte pacificador a querela do candidato a vice da prefeita. Luizianne Lins acatou a indicação de Cid Gomes, mas o PSB não quer um vice do PHS. Respeita Tin Gomes, mas não abre mão de um lugar na chapa. O governador lava as mãos e não deverá indicar outro nome. Passa a batata quente para Luizianne. Sem diálogo entre as partes a aliança Cid-Luizianne está sob ameaça.
Dias contados?
Pelo menos 22 mil pessoas tidas como vítimas dos governos militares, podem ter suas indenizações com os dias contados. Para isso, o Ministério Público do TCU deu entrada de pedido de revisão desses benefícios, principalmente nos casos de indenizações mensais e permanentes, que custam quase meio bilhão de reais por mês.
Ano encerrado
Em Brasília, uma certeza que causa indignação: o ano legislativo está encerrado para a Câmara dos Deputados e Senado Federal. Sem pulso para mudar essa situação, os presidentes Chináglia e Garibaldi vêem deputados e senadores em fuga, e, para completar, o Planalto enviou 06 (seis) MPs, com pedido de urgência. Portanto, reformas só em 2009.
Insônia
O presidente norte-americano Bush, deve estar sofrendo de insônia. É que o trio Lula, Evo e Chávez, já se posicionou contra manobras militares a serem efetuadas nas costas do Caribe, América Central e América Latina, pela IV Frota dos Estados Unidos. Eles acham que se trata de uma ameaça às %u201Cdemocracias socialistas%u201D da Região.
Cacife
PSF, Luz no Campo, Projeto São José, Complexo do Pecém, Fecop e outros projetos instituídos no Ceará pelo PSDB, serão armas utilizadas pelo partido, para sair fortalecido do pleito de outubro. Para o deputado Osmar Baquit, estas são iniciativas de que nenhum outro partido jamais poderá se apoderar.
Presença
A FAEC terá participação importante na 47ª Exposição Agropecuária de Sobral, na qual, serão destacados os 235 anos da %u201CPrincesa do Norte%u201D. Para o presidente daquela entidade, José Ramos Torres de Melo, é preciso fazer justiça a uma cidade que há séculos lidera os municípios de ¼ do Ceará.
Preocupante
O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia, Luzimar Moura, volta a denunciar as dificuldades para uma defesa eficiente da sociedade, por conta da falta de novos delegados, embora dezenas de aprovados aguardem nomeação. Além disso, vários delegados só aguardam a aposentadoria.
Também a PRF
Não é só a Polícia Civil que enfrenta o problema da falta de efetivos. A Polícia Rodoviária Federal, crucial no controle do trânsito nas estradas e na guerra contra o tráfico de drogas e roubo de veículos, ameaça de parar, alegando questões salariais e, por cima, o déficit de inspetores e guardas na corporação.
Bodas de Prata (7)
Está sob a responsabilidade do Secretário Especial da Prefeitura Municipal de Maracanaú, José Maria de Barros Pinho, a elaboração e coordenação da programação dos festejos comemorativos dos 25 anos do município. Um dos pontos altos, deverá ser a entrega de medalhas a todas as personalidades diretamente ligadas à emancipação de um dos mais desenvolvidos municípios do Nordeste.