A pedido do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o Ibama divulgará um pacote de medidas para simplificar e acelerar o licenciamento de obras de infra-estrutura. O novo presidente do órgão, Roberto Messias Franco, disse que as medidas serão apresentadas em julho e permitirão reduzir pela metade o tempo de análise para a emissão de licenças, %u201Csem perda de qualidade%u201D. Segundo ele, a avaliação de um estudo de impacto ambiental (EIA-Rima), desde que não tenha falhas técnicas, deverá ser feita em até seis meses.
Hoje, conforme a resolução 237 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o prazo é de um ano para cada etapa do licenciamento. As medidas preparadas envolvem informatização completa do processo de licenciamento, contratação de mais analistas ambientais, descentralização da análise, unificação de exigências feitas por diferentes autarquias e assinatura de convênios com universidades. Outra medida será a unificação dos %u201Cpassos burocráticos%u201D, segundo Messias.
Documentos exigidos para a outorga de uso da água, para a licença de instalação (que autoriza o início de obras) e para a autorização de supressão da vegetação serão pedidos aos empreendedores de forma simultânea, antecipou o presidente, unindo diferentes órgãos (como Ibama e Agência Nacional de Águas) e dispensando o excesso de exigências feitas atualmente. E tem os usuários que apostam em medidas próprias, tipo as que denunciam com relação à pesca predatória da lagosta o velho e respeitado toco.
%u201CEu não vou a nenhum palanque onde a base aliada esteja disputando prefeitura%u201D
Cid Gomes, governador do Ceará.
Aconteceu no Aeroporto do Galeão
CENÁRIO: Aeroporto Internacional- Polícia Federal – Recepção de Passageiros Oficial de Imigração: Qual o seu nome? Passageiro: Batman. Oficial: Posso saber seu nome, senhor? Passageiro: Meu nome é Bat-man. Oficial: Bancando o engraçadinho, né? Qual o seu sobrenome??? Passageiro: Supar-man. Oficial: (mete um tapão na cabeça do pobre coitado) – Prendam este palhaço agora! Policial: Aê, mermão… Mão na cabeça e documento! (mais uns cinco tapões)Cadê o documento? Mostra o documento, china safado!
Padre candidato
Padre Marques é candidato outra vez em Itapajé. Juntou nove partidos em torno do nome dele, a começar pela mula-sem-cabeça que é a união do PSDB, PT,PP ,PMN ,PCdoB e mais um batalhão de siglas. No Palanque dele estão, discursando, Padre Zé, Zé Airton, João Jaime, Zé Vieira, o Vieirinha e mais um bocado de Zes. Todos dizem que Marques foi tungado na eleição passada e que agora vai ter troco.
Pró-fumante
O deputado federal Raimundo Gomes de Matos é autor do Projeto de Lei Complementar 161/00, que cria o Fundo de Reparação Civil para ressarcir o SUS pelas despesas com pacientes portadores de doenças relacionadas ao tabagismo. Segundo a proposta, o fundo será constituído com dotações orçamentárias e recursos repassados anualmente pela indústria fumageira instalada no País.
Agora vai
O vereador José Maria Pontes encaminhou às Comissões Temáticas da Câmara Municipal de Fortaleza um projeto de lei que institui a inclusão de estudos de personalidades pacifistas nas escolas municipais. A proposta tem por objetivo estimular a vivência de valores da solidariedade e do respeito ao ser humano. Deve ter alguma coisa mais séria pra estudar, ou não?
Frescuras à parte…
O príncipe herdeiro do Japão Naruhito almoçou, em Brasília, num lugar onde sempre como, o restaurante Francisco da Academia José Farani, acompanhado do embaixador Ken Shimanouchi e de mais quatro assessores. Saboreou bolinho de bacalhau, moqueca e o grelhado do pescador. De sobremesa, sorvete de cupuaçu. Fofo, não?
Mudanças
Moroni teve seu discurso mudado. Falou a vida inteira em segurança. Apareceu o Ronda e disseram que o discurso dele estava esvaziado. Aí botaram na boca do Bing Bing exemplos aprendidos na Suíça e na França de como fazer educação. Ora bolas! Os escândalos da segurança estão na pior; pistoleiros invadiram a capital. Volta Moroni!
Mudanças II
Adahil Barreto abriu os trabalhos de sua campanha dizendo que iria acabar com a estupidez dos fotossensores, pela educação no trânsito, e outras coisas aparentemente inteligentes. Na convenção disse que iria mostrar o que Luizianne Lins prometeu e não fez. Diabos! Vai fazer campanha pra prefeito ou pra fiscal? Quer ser prefeito ou vereador?
Mudanças III
Tia Pat, negando o discurso armado por Tasso de fazer uma revolução na educação, passou ao largo do assunto, deixando o Catarina fora do jogo. Ela quer mudanças profundas na política de trânsito, investir na geração de emprego para a juventude e tirar Fortaleza do cenário da prostituição infantil. Anunciou que sua gestão terá o turismo de negócios e sadio como prioridade.
Fortaleza bela é Tia Lu
Aprende-se, nos compêndios de marketing político, que a prioridade é a mensagem do candidato. Depois, muito depois é que se vai buscar o defeito do adversário. Primeiro os meus valores. E mais; nunca falar no adversário. Ensinaram errado pra Patrícia Saboya. Foi pro palanque dizer que quer acordar a Fortaleza bela, adormecida. Infantil!
Definição
%u201C…a idéia de gratificar policial por reduzir a criminalidade parece algo tão irreal quanto contar todas as estrelas do céu e as areias do deserto. Como se pode pensar em gratificar o policial por reduzir a criminalidade se o Estado do Ceará sequer possui dados concretos e confiáveis sobre índices de criminalidade%u201D. Da promotora de Justiça Grecianny Carvalho.
Leitor pergunta
Cidadão apontou e.mail na direção destas mal traçadas linhas pra perguntar com uma ponta de ironia e/ou de incredulidade aliada a uma raiva mais ou menos surda: %u201CA Justiça mandou o Exército sair do morro. Quando dará a ordem para que os bandidos saiam do morro???%u201D. Não sei Saulo Tavares. Juro que não sei.