32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Lula vem ao Ceará na próxima sexta-feira, anuncia Elmano

sexta-feira, 29 de março 2024

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumprirá agenda no Ceará na próxima sexta-feira (5). A informação foi confirmada pelo governador Elmano de Freitas (PT) nessa quinta-feira (28), em comunicado pelas redes sociais. Esta será a quarta visita de Lula ao Ceará no atual mandato como presidente.
Segundo o gestor do Estado, a visita do presidente deve incluir a Região Centro-Sul do Ceará, onde Lula participará de ato próximo às obras da Ferrovia Transnordestina. Ainda segundo Elmano, “novidades” para todo o estado devem ser anunciadas nessa ocasião. Também estão previstos a assinatura da ordem de serviço para as obras do Ramal do Salgado e anúncios para a área de infraestrutura hídrica.
“Lula no Ceará! Confirmamos há pouco a vinda do presidente ao Ceará no próximo dia 5 de abril. A previsão é realizarmos um ato próximo às obras da Ferrovia Transnordestina, na região de Iguatu, onde devem ser anunciadas algumas novidades para nosso estado. Na ocasião, está prevista ainda a ordem de serviço para as obras do Ramal do Salgado e outros anúncios importantes na área de infraestrutura hídrica”, informou Elmano.
Impasses no PT de Fortaleza e Iguatu
A vinda de Lula ao Ceará ocorrerá dois dias antes da votação dos filiados do PT em Fortaleza para eleger os delegados para o encontro municipal que irá definir a candidatura do partido na eleição para a Prefeitura da Capital. Essa votação está marcada para dia 7 de abril.
O PT tem cinco pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza: o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Evandro Leitão; a deputada federal Luizianne Lins; a deputada estadual Larissa Gaspar; o deputado estadual Guilherme Sampaio e o assessor especial de Assuntos Municipais do Ceará, Artur Bruno.
O encontro, previsto para acontecer em 21 de abril, foi o método que o Diretório Municipal decidiu para resolver esse impasse sobre a candidatura. Por esse método, delegados eleitos pelos filiados do partido vão fazer a defesa de determinados nomes e, em seguida, fazer uma escolha.
Ao longo das últimas semanas, cada pré-candidato divulgou as chapas de delegados que apoiam seu nome e fez campanha pedindo votos pelas redes sociais e em encontros presenciais. Foram inscritas sete chapas de delegados, das quais quatro apoiam o nome de Evandro Leitão. Já Luizianne Lins, Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio têm o apoio de uma chapa cada um. Artur Bruno não tem nenhuma chapa em seu apoio.
Já em Iguatu, onde está prevista a agenda oficial de Lula, o Diretório Municipal do PT está rachado. O estopim para a crise foi a aprovação no último dia 21, por parte do Diretório Estadual do PT, da filiação de Ilo Neto, filho do deputado estadual Agenor Neto (MDB), um adversário histórico do partido em Iguatu. Três dias depois da filiação de Ilo ser aprovada, o empresário e militante petista Sá Vilarouca anunciou a saída do PT. Tanto Sá como Ilo são pré-candidatos a prefeito em Iguatu.
O PT Iguatu vinha se opondo à filiação de Ilo, inclusive, já havia definido por unanimidade apoio à candidatura de Sá. Nota assinada pelo presidente do Diretório Municipal, Claudemir Brito da Silva, afirmou que a filiação e candidatura de Ilo ao PT causou “revolta e indignação dos filiados e militantes”.
Ao anunciar a saída do PT, Sá alegou “profundas divergências com o PT Estadual” e que o PT Ceará havia cometido uma “traição”, “sendo cúmplice da extrema-direita”. Os petistas de Iguatu afirmam que Ilo e Agenor são bolsonaristas, não aceitando sua admissão no partido. “Esse PT não me serve mais”, disse Sá, em vídeo. O ex-petista afirmou também que segue como pré-candidato a prefeito de Iguatu e em breve anunciará um novo partido.
Ilo se pronunciou sobre o processo da sua filiação em meio à crise. “Infelizmente a gente vê a velha política dando as caras, a política dos ataques pessoais, da divisão e da batalha por poder”, comentou em vídeo.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com