32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Maioria do eleitorado de Fortaleza se diz indecisa, aponta pesquisa

segunda-feira, 03 de junho 2024

Os pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza travam uma disputa por quase 70% do eleitorado local para o pleito de outubro. O número consta em levantamento da Paraná Pesquisas divulgado na última sexta-feira (31). O documento afirma que, na pesquisa espontânea, em que não são citados os nomes dos concorrentes, 67,3% dos ouvidos dizem não saber ou não quererem responder em quem irão votar. A soma dos que responderam em quem votariam fica em pouco mais de 32,7%.
Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulgados em 2022, pouco antes do último pleito, Fortaleza soma cerca de 1,9 milhão de eleitores. Os números atualizados ainda não foram disponibilizados. As Eleições 2024 acontecem no dia 6 de outubro. Até lá são pouco mais de quatro meses. O cenário da disputa deve passar por mudanças, sobretudo quando for dada a largada oficial da campanha, em 16 de agosto.
Os candidatos serão ratificados pelos seus respectivos partidos até o início de agosto, no período das chamadas convenções, de 20 de julho a 5 de agosto. A oficialização da candidatura junto à Justiça Eleitoral precisa ocorrer até o dia 15 de agosto, mas na Capital pelo menos sete nomes já estão brigando pelos votos: André Fernandes (PL); Capitão Wagner (União Brasil); Eduardo Girão (Novo); Evandro Leitão (PT); José Sarto (PDT); Técio Nunes (PSOL) e Zé Batista (PSTU).
A mesma pesquisa mostra que ocorreu variação na intenção de votos de janeiro até maio, período em que o Instituto Paraná publicou três amostragens. Em janeiro, o ex-secretário de Saúde de Maracanaú, Capitão Wagner, concentrava 38,5% das intenções. Em março o número teve queda de 5,2 pontos percentuais (p.p.), com 33,3%, até chegar aos atuais 33,1%. Os totais do prefeito Sarto tiveram a mesma tendência de queda, mas com p.p. menores: 21,8% em janeiro, 20,1% em março e 18,1% em maio.
Para André, Evandro e Girão as curvas foram de crescimento. O deputado federal do PL tinha 9,1% em janeiro, 12,1% em março e registra agora 15,9%, a maior elevação de intenção entre os pré-candidatos. Evandro, cujo nome foi anunciado após a pesquisa de março, começou em janeiro com 6,5%, subiu para 8,3% em março e figura com 8,9% das intenções no levantamento recém-divulgado. O senador Girão tinha em janeiro 5,3%, em março 4,6% e agora soma 6,0%.
O levantamento foi realizado entre os últimos dias 26 e 30 com uma amostra de 800 eleitores, com “grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,5 pontos percentuais para os resultados gerais”, aponta o documento disponível no site da Paraná Pesquisas. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE04073/2024.
(Por Kelly Hekally)

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com