32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Medidas anunciadas pelo comitê estratégico de segurança miram facções criminosas

segunda-feira, 24 de junho 2024

As primeiras ações do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi) têm como foco o combate às facções criminosas, conforme anúncio feito logo após a primeira reunião do grupo na última sexta-feira (21), sob a liderança do governador Elmano de Freitas (PT). O chefe do Executivo estadual anunciou medidas que fortalecem estruturas dos Poderes e demais órgãos do Estado para ajudar no combate a essas organizações. Além disso, a Inteligência terá reforço e o Governo Federal deve dar suporte na área da segurança aos estados.
As medidas anunciadas pelo Coesi foram: fortalecimento da Vara de Delito de Organizações Criminosas do Judiciário; fortalecimento do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público; fortalecimento da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil; ampliação imediata da Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social e reforço de estrutura e pessoal da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); alinhamento entre Governo Federal e estados para a construção de um plano nacional de combate à violência.
Elmano relatou uma reunião entre o presidente Lula (PT), ministros e governadores do Nordeste no Palácio da Abolição, em Fortaleza, em que foi apresentada a “preocupação” com o tema da segurança pública e a necessidade de integração entre os entes federativos nessa área. “Ouvimos do presidente que ele irá se reunir com o seu Ministério para, após, reunir governadores, estabelecer um plano comum para a segurança do país. Considero isso um marco para o Brasil”, informou Elmano. Ainda na sexta-feira, o governador também lançou o reforço no policiamento nas ruas de Fortaleza e Região Metropolitana, com a atuação de 437 novos policiais militares.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com