32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Mirando eleições, presidente do PT visita três maiores cidades do CE

quinta-feira, 11 de julho 2024

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e deputada federal Gleisi Hoffmann cumprirá algumas agendas no Ceará neste final de semana. A dirigente partidária vai visitar os três maiores colégios eleitorais do estado, nesta ordem: Fortaleza, Caucaia e Juazeiro do Norte. Em todas essas cidades, o PT apresenta pré-candidatos para a disputa pelas respectivas prefeituras, somando vantagens e desafios.


A visita de Gleisi ocorre em meio à aproximação do período eleitoral e às vésperas das convenções partidárias, entre os dia 20 de julho e 5 de agosto. É nesse período que partidos e federações vão definir coligações e candidaturas para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano. A primeira agenda de Gleisi será na sexta-feira (12) pela tarde. Ela fará coletiva de imprensa na sede do PT Ceará, no Benfica, em Fortaleza. Logo depois, participa de atos políticos com os pré-candidatos ao cargo de prefeito em Caucaia e Fortaleza.
O primeiro ato será com Waldemir Catanho às 16 horas em um colégio no Parque Guadalajara, em Caucaia. A cidade da Região Metropolitana de Fortaleza é uma das prioridades do PT, logo após a Capital. Catanho é o candidato da situação, contando com o apoio do prefeito Vitor Valim (PSB), que desistiu de tentar a reeleição após a morte da filha. Além disso, o ex-secretário de Articulação Política do Governo do Estado conta com o apoio da deputada federal Luizianne Lins, que coordena a campanha. Em Caucaia, a oposição encontra-se dividida, com pré-candidaturas de siglas como União Brasil, PL, PSD e PSDB. Como desafio, Catanho enfrenta o fato de ser menos conhecido na cidade, com histórico político muito ligado à Fortaleza.

O ato seguinte com a participação de Gleisi é na Capital, com Evandro Leitão, previsto para ocorrer às 18 horas em um hotel no Meireles. Também estarão presentes os presidentes estadual e municipal do PT, Antônio Conin e Guilherme Sampaio, respectivamente, além de lideranças e personalidades políticas do partido e aliados.
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) “herdou” o apoio à sua pré-candidatura do amplo grupo de partidos que integra a base do governador Elmano de Freitas (PT). Entretanto, ainda não se sabe se Evandro terá o PT unido em torno do seu nome nesta eleição tendo em vista o processo de escolha entre os pré-candidatos. Nesse processo, a ex-prefeita Luizianne Lins saiu derrotada e não declarou apoio a Evandro até o momento. Em Fortaleza, Evandro tem como principais adversários o prefeito José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil), que estão à sua frente nas últimas pesquisas eleitorais. Também estão na disputa o deputado federal André Fernandes (PL), o senador Eduardo Girão (Novo) e o produtor cultural Técio Nunes (Psol).
A última agenda de Gleisi será em Juazeiro do Norte, na Plenária da Federação Brasil da Esperança, em apoio a pré-candidatura do deputado estadual Fernando Santana. O evento será em um hotel no bairro Planalto, em Juazeiro, às 9 horas do sábado (13). Na cidade do Cariri cearense, Santana tem como principal adversário o prefeito Gledson Bezerra (Podemos). Santana vem somando uma série de apoios para além do PT, incluindo do atual vice-prefeito, Giovanni Sampaio (PSB), que rompeu com o atual gestor. Outro apoio é do deputado estadual Davi de Raimundão (MDB), que no final de junho retirou a própria pré-candidatura para apoiar Santana.(Por Igor Magalhães)

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com