32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

MST invade sede do Incra em Alagoas contra indicado de Lira

terça-feira, 30 de abril 2024

O Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiu nessa segunda-feira (29) a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas como forma de protesto contra a nomeação do indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), para a Superintendência do Incra no Estado. O MST afirmou, em nota, que o escolhido, Junior Rodrigues do Nascimento, “representa a continuidade da gestão com traços do bolsonarismo”.
Nascimento foi nomeado no lugar de Wilson César de Lira Santos, primo do presidente da Câmara dos Deputados, exonerado no último dia 16. A saída foi fonte de um mal-estar com o governo Lula (PT).
A solução foi Lira indicar um novo nome, o que, para o governo, tornou o caso “superado”. O MST declara que havia um acordo entre entidade e o Ministério de Desenvolvimento Agrário de que o substituto do primo de Lira seria o servidor de carreira do Incra José Ubiratan. A entidade afirma que os movimentos pelo direito à terra foram “surpreendidos com a nova indicação de Lira para a condução do órgão mais uma vez”.
“Segundo os movimentos, a nomeação de Junior acende mais uma luz amarela na condução da política agrária em Alagoas que tem sua cadeira rifada aos interesses individuais em virtude das necessidades coletivas das comunidades e organizações camponesas no Estado”, ressalta a nota do MST.
Na semana passada, o governo Lula nomeou Nascimento para a Superintendência local. Até assumir o cargo, ele comandava a Naturagro, uma organização não-governamental (ONG) que prestava assistência técnica para o Incra em Alagoas. A Naturagro já firmou acordo de cooperação técnica com o Instituto naquele Estado em 2024. O termo foi acertado entre Nascimento e o primo de Lira.
O MST pedia a troca do primo de Lira desde o início do governo Lula. Em abril do ano passado, uniu-se a outros seis movimentos sociais campesinos para invadir a sede do Incra em Maceió e pedir a mudança, que gerou irritação de Lira em meio a disputas entre os Poderes.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com