32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Na contramão

segunda-feira, 07 de julho 2008

Faz tempo que falo disso aqui. Na semana, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou um projeto que %u201Cflexibiliza%u201D a fidelidade partidária. A proposta cria uma %u201Cjanela%u201D de um mês para troca de legenda, exatamente um ano antes das eleições. Acontecerá algo semelhante à debandada que acontece nos clubes de futebol brasileiros durante a janela de transferências para a Europa…


A proposta ainda terá de ser aprovada pelo plenário da Câmara, mas a folgada maioria (33 votos a oito) com a qual passou na comissão mais importante da Casa não faz prever grandes dificuldades. Trata-se de uma reação à atitude da justiça eleitoral que no ano passado adotou regras duras contra a infidelidade partidária. A Justiça concluiu que os mandatos pertencem aos partidos e não às legendas. Por isso, quem trocar de partido, perde o cargo no Legislativo ou no governo.Os deputados ficaram muito irritados.


Dizem que a Justiça %u201Cusurpou o poder de legislar%u201D do Congresso. Ora, a Justiça fez isso porque cansou de esperar que os congressistas legislassem sobre o assunto. Agora que eles vão legislar, será na contramão.Esse é o problema básico. Ao legislar sobre o modelo político, deputados e senadores não conseguem deixar de lado seus próprios interesses. Por isso, nunca tivemos uma reforma política de verdade.


%u201CAgora lascou%u201D


Padre que reza até 5 missas no domingo sobre a lei seca e o bafômetro nas ruas.


 


Cupido


Aníbal Gomes discursava na convenção do PMDB de Tianguá: %u201C…e ao lado de Luiz Menezes sua esposa fará um grande governo%u201D. Falava da candidata a Prefeita, namorada do Prefeito que se entusiasmou: %u201C…Não sou marido da Natália mas vou casar com ela, sim.%u201D Assim, de público, não tem como fugir.


Traição


– O Salviano traiu o Eunício que queria uma cunhada vice na chapa tucana e traiu o Zé Arnon que havia acertado apoio pra indicar o vice. Salviano preferiu chapa pura, escolhendo o chefe de gabinete do prefeito Raimundo Macedo como vice. Pernada é pouco, afirmava um petista morrendo de felicidade. Até que Zé Arnon chamou Salviano pras conversas e disse que o vice era o irmão dele, Luiz Ivan. Foi assim…


Melhor notícia


Há quem aposte que o melhor que ocorreu até agora nesta pré-campanha, foi o anúncio da candidatura de Antonio Cambraia a vereador de Fortaleza. Sério, competente e incapaz de uma sacanagem, Cambraia conhece a cidade e seus problemas e sempre se deu muito bem com a Câmara Municipal.


Valeu o grito


Foi dito aqui que em Sobral não havia mais políticos como antes. O PT do Ilário Marques papocou na sua idéia de botar um rapazinho lá como vice do atual prefeito. Acabou emplacando Veveu de novo. Novo de novo. Na camarinha, Tasso acertou com Cid e Ciro pra Marcos Prado não sair candidato. Continua  não tendo homem como antes.


Música e lágrima


-Toda vez que vejo meu programa para a educação de Fortaleza choro de felicidade. A frase é da senadora Patrícia Saboya que, perguntada se foi o Catarina, candidato a vice dela quem fez, respondeu enfática: %u201CNão! O projeto é meu!%u201D, disse isso sábado, no Restaurante Caravele, sentada à mesa do radialista Paulo Oliveira, onde eu estava.


Fortaleza nos sete mares


Partiu de Gênova, na Itália, em seu primeiro cruzeiro um dos maiores navios de lazer já construídos no mundo. O Carnival Splendor, que tem 113 mil toneladas e capacidade para 3 mil passageiros, fará um tour por oito dias pelos principais portos europeus. Em janeiro que vem, o gigante deve aportar por aqui vindo num cruzeiro que sairá da Flórida, passando pelo Caribe, Fortaleza, Recife, Salvador, Rio e Buenos Aires.


De olho em Parnaíba


O governo já tem pronto o decreto que eliminará uma restrição legal aos investimentos privados em terminais portuários marítimos e, segundo a expectativa de Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos, criará condições para a realização de investimentos de US$ 15 bilhões a US$ 20 bilhões nos próximos dez anos. Aquele porto em Parnaíba… eita!


Safado é o eleitor


Dentadura, dinheiro, motor de carro, leite e até casa. Durante a campanha eleitoral, tudo vira moeda de troca para candidatos que não medem esforços para obter um cargo público. Recentemente assisti neguim pedir um carro para um candidato. Em passado recente, em Santana do Acaraú um eleitor pediu um avião e outro uma indústria montada.


Denunciado aqui


Faz  pelo menos três meses que esta coluna sugeriu que o Ministério das Comunicações estava com malinação com a Total pra tirar outras empresas aéreas que servem ao Correio e criar empresa própria. Nosso Cláudio Humberto descobriu o filão e até batisou a nova empresa, se decolar, de CuecaAir, com Zé Dirceu e Gushiken por trás da cortina.


Dormindo com o inimigo


Partidários de Tia Lu, funcionários da viúva, aliados de primeira e de última hora, todos, sem distinção, foram multados no entorno do ginásio da Parangaba onde o PT fez sua convenção. Ninguém escapou. A sede de multar fez a AMC levar pra lá um aparato gigantesco e blocos extras e carbonos novos. A ordem era faturar.


Bira o senador


Nosso ministro Ubiratan Aguiar, do TCU, estaria preparando a bagagem para desembarcar numa candidatura ao senado pelo PCdoB no próximo pleito em que duas vagas estarão em jogo. Carinhoso e carismático, operoso e homem de palavra, Ubiratan Aguiar tem uma enorme legião de admiradores que votarão nele. De graça!


Briga besta


Tem gente por aí querendo incentivar uma disputa entre São Gonçalo do Amarante e Caucaia pela refinaria da Petrobras, que, por enquanto, não passa ainda de teoria. Afinal de contas, o importante é que ela venha. Fique onde ficar, irá beneficiar, no mínimo, toda uma região do Estado e esse tipo de briga faz é atrapalhar.  E vem?


 

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com