32 C°

2 julho 2008.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Na terra de Cícero

quarta-feira, 02 de julho 2008


Foi decisivo o apoio do deputado José Arnon, PTB, para a derrota de Raimundão em Juazeiro. O prefeito perdeu o apoio de gente da sua própria base, como o seu Chefe de Gabinete, o desmamado Wellington Almeida, que teria votado em Salviano. Traições a parte, o escore final diz tudo: 28 x 24 pró Salviano na convenção do PSDB. Uma surpresa desagradável para o Gente Fina.



Luís Ivan, vice de Salviano, não será figura de papelão. Dos filhos de Leandro Bezerra é o mais aplicado executivo da família. Nunca tinha se aventurado na política, dedicando todo o seu tempo ao agronegócio. Agora chega bem. Faz parte do acordo a sua indicação para substituir Salviano em 2012. Sem a ajuda dos tios famosos, Adauto e Humberto, o lado marginalisado da família Bezerra tomará conta do Juazeiro.



Apeado do poder, Raimundão Gente Fina tentou um acordo com Carlos Cruz. Os entendimentos não prosperaram, mas o prefeito não se deu por vencido. Vai apoiar o medico Manuel Santana, candidato do PT, despedindo-se de voltar a influenciar a política de Juazeiro no futuro. Com Santana, o deputado José Guimarães e o arquiteto Joaquim Cartaxo passarão a influenciar a política local.


Generosidade


Não convenceu a generosidade do deputado Júlio César ao renunciar a sua postulação em Maracanaú. Se liderasse as pesquisas como revelou, não entregaria na bandeja a disputa da Prefeitura. A teimosia de Herminio Resende, que segundo ele, negou-se a renunciar a seu favor mesmo havendo um acordo nesse sentido, deixou-o fora da eleição.


Esperanças


Ainda de Juazeiro assegura-se que a candidatura Carlos Cruz reacendeu as esperanças. Tem o melhor vice na pessoa do médico Lucildo Leite, cujos 33 mil votos para deputado estadual no último pleito é forte cacife na disputa eleitoral. Por outro lado, a ascendência de José Arnon coloca no lado oposto o ex-governador Adauto Bezerra que já apoiou Carlos no pleito passado.


Vaticínio


Tasso Jereissati vaticinou a derrota de Raimundão, dando-lhe um conselho que não foi seguido. O Senador teria perguntado ao prefeito se já tinha demitido o pessoal de Salviano da administração municipal, Diante da resposta negativa o Galego foi taxativo. %u2013 Você vai perder na convenção. Foi só o que deu.


Foguetório


Pelos foguetes no bunker de Roberto Pessoa, o fracasso nos entendimentos dos seus adversários caiu do Céu. Vazou suspeita de que um acordo estaria para se perpetrar entre o prefeito e o deputado defenestrado. Julio estaria inconformado e se mostrara aberto à costura de aliados de Pessoa, com a garantia de ser apoiado na próxima eleição para a AL.


Surpresa


Causou surpresa e estranheza a justificativa do deputado Gomes Farias (PSDC) de que o seu partido não poderia disputar a Prefeitura de Fortaleza a falta de dois fatores: dinheiro e nomes. Quanto ao primeiro, trata-se de uma “epidemia” até entre os grandes. Mas, quanto ao segundo, é uma ofensa a muitos dos seus partidários.


Inelegibilidades


Amplia-se o leque de sugestões de juristas e políticos, em busca de uma saída para impedir candidaturas de ímprobos. A Dra. Socorro França, chefe da PGJ sugere uma Comarca Especial em cada cidade só para esse fim. O deputado Vasques Landim (PSDB), defende que seja formado um “Mutirão da Moralidade”, para alertar eleitores e todo o Estado.


Desagradou


Em Limoeiro do Norte, a indicação de Nonato Pinheiro, PT, para vice do prefeito Dilmar, não agradou nem mesmo aos seus correligionários. Os petistas estão divididos. Os dissidentes vão apoiar a candidatura da ex-prefeita Arivan Lucena, que dificilmente chegará à reta final pelo seu envolvimento como mandante do crime do radialista Nicanor Linhares. Melhor para Paulo Duarte que lidera as preferências do eleitorado.


Decência


O “canibalismo” que impera em certos partidos, na disputa por cargos importantes, chega a atropelar a própria Ética. A declaração é do ex-governador Lúcio Alcântara que, com a sua proverbial decência, não cita o “canibalismo” do PMDB, que se atirou sobre a vice-presidência política do BB, como um abutre esfaimado.


Além-fronteiras


Arrojo e pioneirismo em muitos cearenses, não têm limites. A Santana Têxtil, depois de ganhar respeito e prestígio no Brasil e América do Sul, “invade” os “States”. Hoje, em Edinburg-Texas, o controlador Raimundo Delfino e o governador Rick Perry assinam protocolo para mais uma fábrica da empresa além-fronteiras.


Carência


O deputado Ariosto Holanda (PSB), será presença fundamental na reunião da Comissão de Ciências e Tecnologia do Ceará, amanhã, 03, com a presença maciça das Universidades do Estado, para discutir a capacitação de pessoas para os setores de refinaria, siderurgia e mineração. Sabe-se que há um “déficit” de especialistas em torno de 10 mil.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com