32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Neste domingo, encontro do PT define candidatura em Fortaleza

sexta-feira, 19 de abril 2024

O Partido dos Trabalhadores (PT) realizará na manhã do próximo domingo (21) o encontro de delegados, que é a etapa final do processo interno para a definição do nome que representará a sigla na eleição para a Prefeitura de Fortaleza. O evento ocorrerá em um hotel no Meireles, na Capital.
Segundo o regimento aprovado pelo Diretório Municipal do PT para a realização do encontro, o credenciamento para o evento deve iniciar às 8 horas. O evento propriamente dito está previsto para iniciar às 9 horas, com uma mesa de abertura. Em seguida, estão previstas as seguintes etapas, nesta ordem: apreciação do regimento do encontro; debate de teses entre as chapas de delegados; votação das teses das chapas; apresentação dos pré-candidatos; votação para a escolha do pré-candidato e anúncio do resultado.
Participarão do encontro 200 delegados, cada um com direito a voto. A votação será secreta e há possibilidade de segundo turno caso nenhum dos pré-candidatos alcance a maioria dos votos válidos.
O momento deve contar com a presença, além dos pré-candidatos e seus delegados, de outros membros do partido como o governador Elmano de Freitas (PT), secretários do Estado filiados ao PT, membros do diretório nacional do PT pelo Ceará e membros dos diretórios municipal e estadual do PT.
Apoio de delegados
O encontro foi o meio encontrado pelo partido para resolver o impasse que vem desde o ano passado, tendo em vista que cinco nomes se apresentaram para disputar a Prefeitura de Fortaleza pelo PT e, de lá para cá, não houve consenso em torno de uma das opções.
Ao todo, são cinco os pré-candidatos pelo PT: o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Evandro Leitão; a deputada federal Luizianne Lins; a deputada estadual Larissa Gaspar; o deputado estadual Guilherme Sampaio e o assessor especial de Assuntos Municipais do Ceará, Artur Bruno.
Ao fim do encontro, após votação pelos delegados eleitos pelo partido, haverá uma definição sobre quem será a cabeça de chapa na disputa eleitoral. Porém, no último dia 7, quando houve a eleição das chapas de delegados, o resultado dessa etapa já revelou como estão distribuídos os apoios entre os filiados do partido a cada um dos pré-candidatos.
Somando o apoio de quatro chapas, Evandro Leitão ganhou vantagem na disputa ao conquistar 3445 votos (59,2%). Apesar de ter a chapa mais votada, Luizianne Lins ficou atrás de Evandro no total de votos alcançados, com 1.686 votos (29%). Guilherme Sampaio ficou com 572 votos (9,8%) e Larissa Gaspar obteve 110 votos (1,8%). Artur Bruno não apresentou chapa de delegados em apoio a seu nome da disputa.
Considerando o percentual de votos que cada pré-candidato obteve na eleição para delegados, cada um deve ter essa quantidade de delegados, do total de 200: Evandro Leitão (118); Luizianne Lins (58); Guilherme Sampaio (20) e Larissa Gaspar (4).
Mesmo com a vantagem de Evandro sobre os demais pré-candidatos, até o dia do encontro ainda podem ocorrer articulações entre pré-candidatos e delegados.
Guilherme Sampaio, que conquistou o terceiro maior número de delegados, depois de Evandro e Luizianne, vai reunir no sábado (20) os delegados que apoiam seu nome para uma definição antes do encontro. “Eu vou reunir os delegados e delegadas que me apoiam, que representam centenas de filiados que defenderam o meu nome como pré-candidato do PT para, como sempre nós fizemos, debatermos a atual conjuntura pós-encontro e, a partir desse debate, orientar o nosso posicionamento durante o encontro”, afirmou.
Ainda assim, ele ressaltou que deve manter a defesa de seu nome na disputa. “Meu compromisso mais importante é com quem votou e fez campanha para mim como pré-candidato do PT”, disse.(Por Igor Magalhães)

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com