32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Nicola Miccione é agraciado com Título de Cidadão Cearense

sexta-feira, 24 de maio 2024

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) entregou Título de Cidadão Cearense ao advogado e secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Nicola Moreira Miccione. Realizada nessa quinta-feira (23), no Plenário 13 de Maio, a solenidade para a homenagem foi proposta pelo deputado Júlio César Filho (PT), mas o título foi concedido por projeto proposto pelo ex-deputado Leonardo Araújo (PSB). Nicola Miccione é natural de Belém do Pará, mas se mudou para Fortaleza em 1994 para estudar.

Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e fez pós-graduação em Direito Processual Civil pela Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC/CE). Concursado do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), fez carreira na instituição como advogado, gerente do Departamento de Reestruturação de Ativos, gerente do Escritório de Promoção de Investimentos e diretor de Controle e Risco.
Desde 2020, atua no Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde já ocupou o cargo de titular da Secretaria da Justiça. Atualmente, está à frente da Secretaria de Estado da Casa Civil. Miccione também é um renomado palestrante da área jurídica e administrativa. Em Fortaleza, participou de congressos e seminários, como o Seminário de Práticas de Governança e Compliance para Administradores e o 1° Fórum de Integridade e Ética do Banco do Nordeste.
Antes do discurso do homenageado, outros presentes na solenidade falaram sobre a sua trajetória e contribuição ao Ceará. “Ele elevou a qualidade de acesso do BNB a todo o Nordeste do país de forma especialmente igualitária”, comentou Leonardo Araújo. O ex-deputado Gony Arruda falou que a entrega do Título de Cidadão Cearense a Nicola Miccione faz justiça a um “grande homem público, que tanto trabalhou pelo desenvolvimento do Ceará” e enalteceu a sua trajetória profissional.
No discurso, o homenageado relembrou a sua história no Ceará e citou a passagem pela Alece, quando foi assessor parlamentar do ex-deputado Paulo Linhares. “Aqui (na Alece) aprendi o valor do diálogo e do respeito às diferenças”, ressaltou. “O Banco pôde me projetar profissionalmente e tentei ao máximo retribuir ajudando no crescimento econômico do Ceará e do Nordeste”, contou sobre a atuação no BNB.
Miccione ainda agradeceu a familiares, amigos e colegas de profissão e falou sobre a emoção de receber a cidadania cearense. “Sempre me senti verdadeiramente um cidadão cearense. Foram 20 anos morando neste estado. Sou mais cearense do que natural do estado em que nasci. O Ceará ajudou a formar o meu caráter e me deu as ferramentas para que eu construísse o meu caminho. No Ceará fiz amigos que me acompanharão até o fim da vida”, disse.
“Se eu já me considerava um cidadão de alma cearense, a partir de hoje, ganho minha certidão de nascimento com esse Título. Hoje passo a ser mais um rapaz latino-americano e cearense com orgulho ”, concluiu.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com