32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Nome do Psol deve se manter na federação com a Rede em Fortaleza

terça-feira, 30 de abril 2024

A federação formada pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e a Rede Sustentabilidade deverá ter o produtor cultural Técio Nunes como o seu candidato à Prefeitura de Fortaleza. Técio é pré-candidato pelo Psol, mas a Rede também lançou a pré-candidatura da ambientalista Cindy Carvalho. Pelas regras da federação, o conjunto de partidos deve lançar uma candidatura única para a disputa. Com isso, todos os nomes que vão disputar a Prefeitura da Capital nesta eleição nas cabeças de chapa ficam definidos.
Segundo Técio, a questão já foi debatida entre as duas siglas. “O entendimento, inclusive acordado, é de que a prerrogativa de apresentar a pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza é do Psol. Então, assim, o Psol tem a maioria da federação tanto nacionalmente como estadualmente como também aqui em Fortaleza e o único critério que pode ser avaliado nesse cenário é isso”, afirmou.
Ele relatou, inclusive, que em outros municípios e capitais ocorre o contrário, com a Rede lançando um nome para a eleição majoritária pela federação. “Quem tem a prerrogativa de apresentar a candidatura e não só a candidatura, a maioria da chapa de vereadores e vereadoras é a Rede, em vários outros municípios e capitais. Então, assim, em outros municípios e capitais onde a Rede tem a maioria, ela tem a prerrogativa de apresentar o nome e o Psol vai aceitar a decisão da Rede”, disse.
Técio disse ainda que a Rede lançou uma pré-candidatura já sabendo da prerrogativa do Psol no caso de Fortaleza. Mesmo assim, ele considera a pré-candidatura do partido aliado como “legítima”. “Assim, não tem questionamento sobre a pré-candidatura, mas ao final e ao cabo a candidatura que vai representar a Federação é a candidatura do Psol”, explicou.
E seguiu: “Cada pré-candidatura tem um papel a ser cumprido. É legítimo lançar pré-candidatura, mas no aspecto da federação, respeitando os critérios acordados de forma unânime entre todos e todas que compõem a Rede e o Psol, a prerrogativa de lançar a candidatura em Fortaleza é do Psol”.
Conforme Técio, não existe impasse nesse momento na federação sobre a candidatura em Fortaleza. “O que se tem é o seguinte: a Rede apresentou a pré-candidatura, o que é legítimo. E aí o Psol já tem a sua. Não sei dizer quando, mas o mais breve possível, a federação vai se reunir e vai definir um nome só e o nome é o nome do Psol. Não tem muito o que fazer”, completou.
Pelo calendário da eleição deste ano, os partidos devem ter os seus candidatos definidos e as chapas oficializadas até o final das convenções partidárias, que vão de 20 de julho a 5 de agosto.
A reportagem também procurou ouvir Cindy Carvalho, pré-candidata a prefeita de Fortaleza pela Rede na mesma federação com o Psol, mas não conseguiu contato até o fechamento. Cindy, inclusive, lançou a sua pré-candidatura no último sábado (27). “Juntos, estamos construindo um futuro melhor para Fortaleza, mais justo e igualitário para todos os fortalezenses. Foi incrível sentir tanto apoio e carinho, demonstrando uma crença no poder e na importância das mulheres na política!”, disse nas redes sociais.
Representatividade feminina
Sendo confirmada a definição da federação entre Psol e Rede relatada por Técio Nunes, a eleição para a Prefeitura de Fortaleza não terá nenhuma candidatura feminina, com apenas candidatos homens. Além de Técio, a disputa tem como pré-candidatos Evandro Leitão (PT), José Sarto (PDT), Capitão Wagner (União Brasil), André Fernandes (PL) e Eduardo Girão (Novo).
Cindy, inclusive, vem pautando a questão da representatividade nas eleições, sobretudo de gênero. “Porque se as mulheres, que são a maioria do eleitorado brasileiro, são desprezadas na política, isso significa que a velha política vai continuar. (…) Se os partidos não reconhecerem o machismo estrutural como algo ruim para a democracia interna deles, como é que a gente pode esperar que de fato haja mais mulheres em posições de liderança?”, questionou.
(Por Igor Magalhães)

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com