32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Novo estudo sobre litígio aponta limite exato do sopé da Serra da Ibiapaba

quinta-feira, 21 de março 2024

O Grupo de Trabalho coordenado pela Procuradoria-Geral do Estado do Ceará para analisar o litígio com o Piauí produziu um novo estudo definindo com precisão onde começa o sopé ocidental da Serra da Ibiapaba. A definição exata de onde tem início a Serra é fundamental no processo do litígio, pois é o sopé dela que consta em diversos documentos históricos como a divisa natural entre as terras que se tornariam posteriormente os estados do Ceará e do Piauí.

O trabalho científico será apresentado no próximo dia 5 de abril, às 10 horas, no auditório da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), campus do Itaperi, em Fortaleza. A nota técnica “Origens e Mapeamento da Divisa Histórica entre Ceará e Piauí: o sopé ocidental da Serra da Ibiapaba” faz um mapeamento geológico-morfológico propondo explorar a relevância dessa ferramenta para a resolução da controvérsia entre os estados vizinhos.

A pesquisa, apoiada em dados geográficos e topográficos, revelou que a divisa atualmente praticada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre o Ceará e o Piauí deveria ser alterada para o lado oeste. Desta forma, seria o Piauí que teria ocupado áreas do Ceará, avançando sobre o sopé ocidental da Serra da Ibiapaba em alguns pontos.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com