Política
O setor de registro de candidaturas do Fórum Eleitoral Péricles Ribeiro registrou até a noite de ontem, quatro pedidos de renúncia de candidatos ao cargo de vereador em Fortaleza. As solicitações partiram dos postulantes Gerardo Sinclair Andrade Mendonça (PV), André Clóvis da Cunha (PRB-PHS-PMN-PSL), Luciano Lima dos Santos (PSC-PRP) e Petrônio de Vasconcelos Leitão (PSDB).
De acordo com a promotora de Justiça da 116a zona eleitoral de Fortaleza, Ednéa Teixeira, a coligação proporcional ou o partido do candidato é que define quem será o substituto de cada desistente. “Pela legislação, essa reposição pode ser feita no prazo de até 60 dias antes do pleito, o que, nas nossas contas, seria em 06/08. Passada essa data, não pode mais substituir”, afirma.
Nos casos de Gerardo Sinclair e de Luciano Lima, as substituições já aconteceram. Agora, o postulante do PV é Galdino Girão Rabelo e o candidato da coligação “Pra Fortaleza dar certo” (PSC-PRP) é Adail Fernandes Vieira Júnior. André e Petrônio ainda não foram substituídos.
» Impugnações. Até ontem, o Fórum também tinha registrado um total de 42 pedidos de impugnação de candidatura na Capital. Todos, exceto o processo de Luizianne Lins e Raimundo Ângelo, do PT, ainda estão sendo analisados pelo juiz da 116a zona, Luiz Evaldo Gonçalves Leite. A situação dos petistas junto à Justiça foi divulgada no fim da tarde de ontem e Luiz Evaldo rejeitou o pedido de indeferimento de registro de candidatura, garantindo assim a permanência dos petistas na disputa eleitoral.
Entretanto, Ednéa esclarece que nem todos os postulantes que estão subjudice apresentaram seus pedidos de defesa. Segundo ela, isso acontece porque os editais que os colocaram na situação de possíveis impugnados podem não ter vencido e só quando isso acontece é que o candidato tem permissão para contestar a solicitação de veto. “Esse número de 42 pode aumentar, porque, com as substituições, pode haver algum outro pedido de impugnação. Os que renunciaram não tinham pedido dessa natureza, mas ele ainda pode ser feito para os novos”, informou.