32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

PF diz que verba federal pagou escola de filhos de deputado do PL

quinta-feira, 25 de abril 2024

Segundo a Polícia Federal (PF), investigação envolvendo o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL/MA) indica a suspeita de que valores de convênios federais foram parar nas contas do irmão do parlamentar, de aliados políticos e utilizado no custeio da escola dos filhos de Josimar. As informações estão no relatório final da operação Engrenagem, que apura a atuação de organização criminosa na fraude de convênio do Ministério da Agricultura para “adequação de estradas vicinais” no município de Zé Doca (MA), comandado pela irmã do deputado.
O documento aguarda manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) desde dezembro de 2023, a quem compete denunciar, pedir novas medidas ou arquivar o inquérito. O contrato no valor de R$ 1,8 milhão foi assinado com a PRL Pereira ME, flagrada pela PF em transações suspeitas com empresas e pessoas ligadas ao deputado.
Além desse convênio, a PF cita no relatório outros R$ 15 milhões em verbas do Ministério da Saúde, somente em 2020, destinadas pelo parlamentar para cidades maranhenses. A defesa dele disse que todas as transações na pessoa física e das empresas de Maranhãozinho são regulares, lícitas e foram declaradas à Receita Federal e que as informações do relatório da PF são ilações e não existem provas que liguem o deputado a irregularidades.
A PF chegou a uma rede de empresas suspeitas de serem de fachada e que podem ter sido utilizadas para desvios em vários contratos abastecidos com emendas parlamentares de Maranhãozinho. Isso ocorreu durante a investigação do convênio bancado com dinheiro do Ministério da Agricultura e outras investigações que o deputado é alvo.
“O esquema criminoso envolve o repasse de verbas públicas dos municípios supracitados para pessoas físicas e jurídicas controladas pelo deputado federal Josimar Cunha Rodrigues, que acompanha e empreende esforços para a liberação dos recursos em Brasília”, diz a PF.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com