32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Possíveis candidatos à Presidência da Câmara enfrentam resistências

segunda-feira, 27 de maio 2024

Os pré-candidatos à sucessão de Arthur Lira (PP/AL) na Presidência da Câmara dos Deputados acumulam obstáculos para viabilizar os nomes deles na disputa. A eleição ocorrerá em fevereiro de 2025, e a corrida pelo cargo está indefinida.

Hoje, há ao menos quatro deputados que se apresentam: Elmar Nascimento (União/BA), Marcos Pereira (Republicanos/SP), Antonio Brito (PSD/BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB/AL). Lira, que não pode concorrer à reeleição, tenta transferir o capital político a um parlamentar da escolha e afirmou a deputados que pretende definir o nome até agosto deste, antes das eleições municipais.

Nos bastidores, avalia que nenhum dos nomes colocados tem hoje os votos necessários. Por isso, tem buscado o apoio do governo Lula (PT) ao sucessor. O alagoano ofereceu ao petista a possibilidade de o presidente da República vetar um dos candidatos para consolidar essa aliança. Um dos motivos para a preocupação reside nas resistências aos atuais pré-candidatos.

Elmar Nascimento é considerado o mais próximo de Lira. Os deputados do chamado baixo clero também criticam a postura do líder do União por repetir o estilo ríspido do presidente da Câmara. Ele também sofre resistência no Palácio do Planalto. Ainda na transição de governo, foi vetado por membros do PT da Bahia para ocupar ministério.

Marcos Pereira, bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus e presidente do Republicanos, enfrenta críticas da própria bancada evangélica da Casa e de parlamentares do PL mais alinhados a Jair Bolsonaro. Antonio Brito é considerado hoje o nome mais próximo do Planalto, o que causa apreensão entre membros da oposição. Conta a favor dele o bom trânsito com parlamentares e líderes da direita, assim como entre diferentes bancadas da Casa.

Já Isnaldo Bulhões Jr, integra em Alagoas o grupo do senador Renan Calheiros (MDB/AL), adversário de Lira, o que representa importante obstáculo para as pretensões dele. Além dos quatro nomes, também são lembrados como potenciais candidatos os líderes do PP, Doutor Luizinho (RJ), e do Republicanos, Hugo Motta (PB).

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com