32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

“Praticamente certa”, diz PSB sobre saída de Izolda do MEC

terça-feira, 21 de maio 2024

O PSB Ceará informou que a saída da ex-governadora Izolda Cela (PSB) do Ministério da Educação (MEC) para ser candidata a prefeita de Sobral na eleição deste ano é “praticamente certa”. Além disso, confirmou que isso está cada vez mais próximo de acontecer, devendo Izolda deixar o cargo que ocupa no MEC até o início de junho.
“A saída de Izolda Cela (PSB) do Ministério da Educação, onde ocupa o cargo de secretária-executiva, é praticamente certa. A ex-governadora deve deixar o cargo até o início de junho para se candidatar à Prefeitura de Sobral, conforme desejam Cid e Ivo Gomes”, diz publicação do Diretório Estadual do PSB nas redes sociais. O texto afirma também que “de acordo com uma fonte próxima a Izolda”, ela é considerada o nome ideal para essa “missão partidária”.
Desde o ano passado que o nome de Izolda vem sendo cotado para disputar a eleição municipal representando o grupo governista, com Sobral sendo a principal possibilidade, pois é onde ela tem domicílio eleitoral e iniciou sua trajetória política.
Em meados de abril deste ano, a ex-governadora confirmou que faria a desincompatibilização do cargo de secretária-executiva do Ministério da Educação para ficar disponível para disputar a eleição. A legislação eleitoral determina a desincompatibilização daqueles que ocupam cargos públicos caso desejem participar da eleição. No caso de Izolda, ela precisa deixar o cargo até quatro meses antes do pleito, ou seja, até dia 6 de junho, para poder concorrer ao cargo de prefeita ou vice-prefeita.
Segundo a própria Izolda informou na época, ela faria a desincompatibilização para que ficasse disponível para a eleição, atendendo a pedido do seu partido. Na época, a ex-governadora disse também que não tinha planos de ser candidata naquele momento, mas que pretendia “abrir o leque de opção” para o PSB. “Apesar de não ter nem a intenção ou um plano definido de candidatura, mas o partido solicita a desincompatibilização para abrir uma possibilidade”, disse à imprensa naquele momento.
A candidatura de Izolda para prefeita de Sobral vem sendo defendida publicamente pelos irmãos Cid (PSB), Ivo (PSB) e Lia Gomes (PSB). Ivo é o atual prefeito da cidade na Região Norte do Ceará. No segundo mandato, ele não pode concorrer à reeleição. Após um período sem ter um nome definido para a sua sucessão, Ivo passou a dizer que Izolda seria a “candidata natural”. Ele também chegou a afirmar que Izolda “é a candidata, só não será se ela não quiser”.
Porém, a candidatura de Izolda enfrenta oposição do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que se posicionou defendendo que ela fique no MEC. Izolda está no segundo cargo mais importante do Ministério, sendo o braço direito de Camilo.
A publicação do PSB Ceará dessa segunda-feira responde o posicionamento de Camilo. “Embora o Ministro da Educação, Camilo Santana, tenha declarado que por ele Izolda permaneceria no ministério, ela não recusaria o chamado para assumir uma missão tão importante para seu grupo político, liderado pelo Senador Cid Gomes”, diz.
(Por Igor Magalhães)

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com