32 C°

terça-feira, 30 de novembro de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Primeiro debate das prévias do PSDB é marcado por indiretas entre Doria e Leite

O primeiro debate das prévias presidenciais do PSDB foi marcado por críticas indiretas entre os governadores João Doria (PSDB-SP) e Eduardo Leite (PSDB-RS), que evitaram confrontos abertos – as provocações ficaram a cargo do terceiro concorrente, o ex-prefeito de Manaus e ex-senador Arthur Virgílio (PSDB). No debate, tanto Leite como Doria afirmaram ter sido um erro ter apoiado a eleição de Jair Bolsonaro em 2018 e fizeram críticas ao atual presidente, sobretudo na condução da economia e na flexibilização do teto de gastos.

Os postulantes do PSDB demonstraram certa discordância a respeito do papel da economia e da democracia para o país. Leite afirmou defender a democracia, mas ressaltou que, no contexto de crise econômica, as pessoas passam fome, enquanto a democracia está protegida pelos sistemas de controle e divisão de Poderes que a Constituição prevê. Arthur e Doria lembraram seus pais que tiveram o mandato cassado pela ditadura para afirmar que a democracia deve ser condição primeira e que, sem ela, não há prosperidade econômica.

Virgílio questionou Doria a respeito de picuinhas entre ele e Leite que aparecem nos jornais e afirmou que isso não ajuda a unidade do partido. Também questionou Leite por ter apoiado a eleição de Jair Bolsonaro em 2018. “Você devia ter desprezado o apoio de Bolsonaro e perdido como tucano de verdade”, afirmou Arthur a Leite sobre a eleição de 2018. O ex-senador afirmou ter votado em Fernando Haddad (PT) no segundo turno.

De forma indireta, Leite alfinetou Doria ao afirmar que não aderiu à campanha de Bolsonaro, não o buscou para tirar fotos e nem misturou seu nome ao dele – algo que Doria, então candidato, fez ao vestir a camisa “BolsoDoria”. O gaúcho, em certo momento, também afirmou que, em sua trajetória, não traiu aliados e exaltou ter feito campanha para Geraldo Alckmin em 2018, em mais uma indireta para Doria, que é alvo de crítica no PSDB por ter abandonado seu padrinho político. Doria, por outro lado, afirmou que seu governo é liberal na prática, exaltando reformas e privatizações.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com