A Nova Sudene, que tantas esperanças trouxe para os nordestinos de boa vontade, ao ser ressuscitada, precisa mostrar que seu ressurgimento não foi apenas mais uma das bravatas do presidente Lula, temeroso de ver se evaporar a gigantesca mina de votos que representam os grotões da miséria da região, dos sub-alimentados da Bolsa-Família. Desde o início da nova fase da Sudene renovada, vários deputados têm exposto essa situação.
Para o deputado Raimundo Matos (PSDB), por exemplo, o presidente Lula poderia, sem prejuízo para o seu PAC, reforçar a Sudene, que já tem reconhecido know-how, em relação aos grandes problemas do polígono das secas. Além do mais, destaca ele, a Sudene já dispõe de recursos em razoável quantidade, FNE, destinados ao desenvolvimento do Nordeste. Cuja aplicação é coordenada pelo BNB.
O ex-secretário de Recursos Hídricos do CE, Hypérides Macedo, defende a dinamização da Sudene, como aliada nos grandes projetos implantados e administrados pelo DNOCS. Ou seja, para a Sudene decolar, é só uma questão de boa vontade do presidente Lula. Como afirma o senador Mão Santa (PMDB-PI), quem tem uma Sudene, um DNOCS e um BNB, só não desenvolve uma região se não quiser, nem souber.
Repercutindo
Tem sido motivo de discussões, a advertência feita pelo deputado Ciro Gomes (PSB), sobre os riscos que correm governantes apoiados por enxames de partidos. Quem governa pode terminar sendo forçado a montar um secretariado onde a competência pode ser substituída por nomeações meramente políticas. E em todos os níveis.
Temor
Moradores dos bairros limítrofes com a Cidade Fortal, indagam, através de sites e de programas de Rádio e TV, o que as autoridades têm em mente, no sentido de dar mais segurança àquelas áreas durante a badalada micareta. Alegam que, enquanto é prometida segurança total para os brincantes e convidados especiais, a bandidagem faz do entorno ponto de concentração para atacar.
Tá explicado
Sobre a Nota Sumidouro?, do dia 22, a coluna, ao consultar o site da AMC, tomou ciência do verdadeiro destino dos recursos arrecadados com as multas. Quanto ao título, ele veio acompanhado de ponto de interrogação, por ser expressão usada por vários parlamentares, que também deveriam acessar o site www.amc.fortaleza.ce.gov.br.
Coluna por um
A partir da segunda semana de agosto, a FIEC vai iniciar uma série de reuniões para ouvir o que os candidatos à Prefeitura de Fortaleza têm a oferecer à cidade em termo de propostas. O presidente Roberto Macedo, entretanto, entende que para serem melhor produtivas, essas reuniões devem ser com cada um dos candidatos isoladamente.
Até isto!
Mais uma tarefa para a Justiça Eleitoral. Redações de órgãos de comunicação recebem denúncias graves, de cidades litorâneas e de regiões de pesca. Políticos, em troca de votos, estariam fornecendo informações privilegiadas a pescadores ilegais de lagosta, sobre dia e hora das fiscalizações do IBAMA e da Guarda Costeira…
Defesa
Os bancos credores de produtores rurais, principalmente do Nordeste, que enfrentam problemas gerados por questões econômicas e climáticas, devem, segundo o deputado Eunício Oliveira (PMDB), recebê-los muito bem, e rolar suas dívidas. Conforme ele lembra, há MP nesse sentido em vigor há meses.
No auge
Ninguém segura o empresário Raimundo Delfino (Santana Textiles). Depois de levar sua empresa aos Estados Unidos e Argentina, ele, recebeu, com um jantar em sua residência em Fortaleza, o ex-embaixador norte-americano na ONU, Roger Noriega, que com ele se comprometeu a incentivar grandes empresários europeus a investirem no estado do Ceará, por cuja potencialidade se mostrou impressionado.
Jogada de mestra
O governador Cid, ao decidir que pretende investir os R$ 150,6 milhões da dívida da Petrobras com o Estado na ampliação das instalações do Porto do Pecém, deixou a gigantesca empresa sem argumentos em contrário. Nem o próprio presidente Gabrielli tem como negar que essa medida vai ajudar a Petrobras a faturar altíssimo.
Tarefa
A Procuradoria Regional Eleitoral deixa claro que não quer os Promotores e Juízes Eleitorais trabalhando apenas em cima de denúncias de improbidade e corrupção, vindas adversários políticos. Nesse caso, caberá também a eles, investigar pessoalmente o currículo de cada candidato a prefeito, vice, e vereador.
Temor
Projeções que apontam para uma renovação acima de 50% na CMF, deixam temerosos muitos dos pequenos partidos, que trabalham solitários. Enquanto três deles PHS, PMN e PSL entrincheiram-se num blocão, os demais estão enfrentando as poderosas Cmáquinas do PSDB,PMDB e PT, que trabalham para ampliar suas bancadas.
Bem pior
A campanha eleitoral no interior, que traz complicações para o governador Cid e para o próprio presidente Lula, é, para o deputado Moésio Loiola (PSDB), mais problemática para os deputados estaduais e federais. Enquanto Cid e Lula podem se esquivar de participar, eles (deputados) têm de prestigiar todos os seus aliados.