Foi um espetáculo patético, vergonhoso e deprimente. È assim que tem se manifestado a maioria das personalidades brasileiras que tiveram o desconforto e assistir, pela TV, a %u201Cperformance%u201D das duas mais alatas autoridades da Justiça brasileira %u2013 Tarso Genro, ministro da Justiça, e Gilmar Mendes, presidente do STF, ao se manifestarem o caso do %u201Cempresário-lançadeira%u201D, o escroque Daniel Dantas.
Para a decepcionada sociedade nacional, já tão saturada pelos atos pouco honrosos de muitos dos nossos homens públicos, havia uma tênue, mas firme esperança de que um encontro entre aqueles dois ilustres %u201Cdonos%u201D do Judiciário nacional, seria uma oportunidade para se saber quem realmente estaria interessado em tirar de circulação um dos maiores corruptos e corruptores do país.
Mas, como observava o advogado e municipalista José Guedes de Campos Barros, o que se viu foi uma cena em que predominou a mais absoluta ausência de firmeza de propósitos, principalmente da parte do ministro Genro. Este que antes, dava a impressão de que iria desancar publicamente o ministro Gilmar,%u201Camarelou%u201D, desconversou. Por pouco, o triste episódio não terminou em beijos a abraços. O desencanto foi geral.
Otimismo
O Ceará, a despeito de naturais dificuldades, é um dos estados do Nordeste com melhores perspectivas de grandes projetos estruturais. Foi este, em resumo, o tom da explanação feita ontem, na sede do CIC, para uma platéia de empresários da indústria, pelo governador Cid Gomes, como parte da programação dos 89 anos daquela entidade.
Sem censura
A existência de novas tentativas da parte do Governo Federal, de limitar os espaços para críticas, ou para informações tidas como equivocadas e prejudiciais na imprensa, são alvos de críticas generalizadas. Para o deputado Moésio Loiola (PSDB), esse tipo de procedimento pode causar muito mais estragos do à sociedade do país, do que a falta de informação por ele produzida.
Sinuca
O comando regional do PT tem em mãos um %u201Cabacaxi%u201D de bom tamanho, e que já causa aborrecimento ao presidente Ilário Marque. Em 12 municípios, incluindo Granja, Camocim e Chaval, está ocorrendo alianças do PT com o PPS, sigla cujo presidente %u2013 Roberto Freire %u2013 é adversário figadal do presidente Lula, para quem já defendeu até %u201Cimpeachment%u201D…
Sem regras
A CMF vai discutir, em regime de urgência, logo após recesso, projeto de Lei, do vereador Machado Neto (DEM), para a regulamentação do trabalho infanto-juvenil
Sadismo ou avareza?
Analisando o mais recente reajuste dos vencimentos dos servidores públicos estaduais, o ex-governador Lúcio Alcântara diz não entender os motivos de um aumento tão insignificante, diante do alarde que se faz da saúde financeira do Estado. Para ele, à falta de outras explicações, só da para se entender que se trata de sadismo ou avareza.
Respeito
O Ceará tem no empresário Eike Batista um grande amigo, sempre disposto a investir pesado em nosso estado, afirmava na AL, o deputado Gony Arruda (PSDB). Batista, além da multimilionária termoelétrica do Pecém, ainda anuncia grandes empreendimentos nos setores de energia eólica e solar, e belos projetos sociais.
Plantão
A Assembléia Legislativa não sofrerá vazio no seu relacionamento com a sociedade durante o recesso hoje iniciado. Para isso, o deputado Domingos Filho (PMDB), presidente da Casa, constituiu a Comissão de
Recesso, indicando para isso 9 deputados, de partidos diferentes. Referidos parlamentares deverão estar de prontidão para reuniões de emergência, para atendimento à população e à imprensa política.
Apoio
O setor calçadista do Ceará, para o deputado Marcelo Teixeira (PR), merece os aplausos, assim como o apoio da bancada federal do estado. A seu ver a competência com que a indústria do ramo conseguira resistir ao peso da %u201Cinvasão chinesa%u201D, levou o Ceará a se tornar o único do país a aumentar a suas exportações em 58% entre 2006 e 2007.
Está errado
O cientista brasileiro José Goldemberg, bate duro na política energética do presidente Lula, referindo-se à %u201Cnova onda%u201D, que é apregoar a necessidade do uso da energia nuclear. Para ele, só apelam para esse tipo de energia, países em desespero, envolvidos em guerras, ou que não dispõem das fontes de energia de que o Brasil dispõe.
Emancipações
O Ceará, apesar de ter algumas dezenas de distritos lutando pelas suas emancipações, não deve alimentar muitas ilusões, segundo observa o deputado Raimundo Matos (PSDB). Para ele, no máximo 10 dessas localidades lograrão êxito, entre elas, Jurema, Pajuçara e Itapebussu, que, para ele, há décadas já deveriam ser municípios.
Mediocridade
A medíocre produção da maioria dos deputados de bancadas do Nordeste, poderá terminar tornando possível a aprovação da proposta do deputado Clodovil (PV-SP) de reduzir o número de deputados federais, de 513 para 250. Além de obter 270 assinaturas (de deputados do Sul-Sudeste, naturalmente), a matéria ainda não teve um %u201Cnão%u201D do Planalto…