32 C°

terça-feira, 30 de novembro de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Reajuste de professores no Interior foi impulsionado por 2020 ser ano de eleição

De acordo com levantamento realizado pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), até o dia 29 de janeiro, 62 municípios cearenses já haviam reajustado os salários professores das cidades em 12,84% ou mais. O percentual citado é calculado pelo Ministério da Educação (MEC), de acordo com os mecanismos previstos na Lei Federal 11.738/2008, que criou a carreira do magistério público da educação básica brasileira.


Segundo a Federação, esse número, considerado expressivo para o período, tem relação com o fato de 2020 ser ano eleitoral. Segundo a presidente da Fetamce, Enedina Soares, os gestores acabam enxergando na situação uma oportunidade para angariar votos no pleito deste ano. “Os prefeitos até tentaram convencer o Governo Federal a descumprir a legislação da carreira do magistério e não anunciar o reajuste, mas, como não conseguiram, acabaram vendo na aplicação do aumento como uma oportunidade política, afinal, em 2020 eles são candidatos ou querem fazer os seus sucessores”, avalia a Enedina Soares.


A dirigente lembra que a tese de uso político da temática é confirmada no fato de boa parte dos anúncios terem se dado em solenidades públicas organizadas pelas prefeituras e que deveriam contar com a presença obrigatória de educadores municipais. “Os prefeitos divulgaram os reajuste com discursos populistas nas semanas pedagógicas e em outros eventos, como a entrega de premiações ou posse de concursados”, explica.


Aumentos
Em 14 cidades cearenses, o aumento nas remunerações dos docentes foi maior que 12,84%. Ganha destaque o município de Deputado Irapuan Pinheiro, onde os índices chegaram a 15% para profissionais pós-graduados e 20% para mestres. Também se destacam, em meio a isso, os municípios de Cascavel, Jaguaribe e Mombaça.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com