32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Samuel Elânio sai do governo Elmano, e Roberto Sá assume Segurança Pública

segunda-feira, 27 de maio 2024

Ex-titular da pasta virou peça-chave para oposição à gestão estadual após suas falas sobre segurança pública, que levaram prefeito José Sarto e secretário Capitão Wagner a críticas

O agora ex-secretário de Segurança Pública, Samuel Elânio / Foto: Reprodução Governo do Estado

Kelly Hekally

Menos de uma semana após as críticas do prefeito José Sarto (PDT) e do secretário de Saúde de Maracanaú, Capitão Wagner (União Brasil) à segurança pública, o agora ex-secretário da pasta, Samuel Elânio, está fora do governador Elmano de Freitas (PT).

A mudança foi anunciada nas redes redes sociais do governador nesta segunda-feira (27). Nas postagens, o petista informou que o novo ocupante da pasta é Roberto Sá, delegado da Polícia Federal (PF). “Informo aos cearenses mudança no comando da pasta da Segurança Pública do Estado. Assume como secretário o Delegado da Polícia Federal, Roberto Sá. Ele substitui o delegado Samuel Elânio, a quem agradeço pela dedicação e trabalho realizado”, postou o governador.

DESGASTE PARA GOVERNO
Elânio, em coletiva de imprensa na semana passada, realizou um raio-x dos números da pasta estadual e sugeriu que, comparando-os a outros períodos, o número poderia ser considerado “razoável”. A fala gerou reação sobretudo de Sarto e Capitão Wagner, que rechaçaram as declarações do ex-titular da Segurança Pública.

“Estamos falando de um aumento considerando reduções em cima de reduções. Obviamente, se tivermos um homicídio hoje e amanhã tivermos dois, aumentamos 100%. Mas comparado com todo o período, um período bem maior do que esse, nós ainda estamos com um número razoável. Mas sabemos que devemos melhorar e vamos melhorar”, declarou no último dia 22.

ANO ELEITORAL
A crise acontece em ano eleitoral, no qual Evandro Leitão (PT) se insurge como pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza como nome de seu partido. Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro é do grupo político de Camilo Santana, ministro da Educação.

O prefeito Sarto, apesar da necessidade de ter sua intenção ratificada pelo PDT, deve concorrer à sua reeleição. Capitão Wagner, que ocupa espaço no governo do aliado, Roberto Pessoa (União Brasil), informou projeta-se para a disputa. O deputado federal André Fernandes (PL), o senador Eduardo Girão (Novo) e o produtor cultural Técio Nunes (PSOL) também já sinalizaram estar na corrida. As eleições acontecem em outubro.

Nome do secretário Roberto Sá foi anunciado pelo governador Elmano de Freitas / Foto: Divulgação

NOVO SECRETÁRIO
Ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, Roberto Sá é especialista em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública e pós-graduado em Controle Externo, entre outras certificações.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com