32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Sarto anuncia que Guarda Municipal vai usar arma de fogo

quinta-feira, 30 de maio 2024

O prefeito Sarto empossou, ontem (29/05), em solenidade no Ginásio Paulo Sarasate, a primeira turma de aprovados no Concurso da Guarda Municipal de Fortaleza, com 219 agentes. Em discurso, ele anunciou o programa Mais Segurança, que prevê novos equipamentos, armamento para os guardas, além de reforço nas ações de videomonitoramento e de patrulha.
Atualmente, a Guarda Municipal conta com 800 agentes que já possuem porte de arma de fogo e, portanto, estão aptos a atuar com esse tipo de equipamento. De acordo com o prefeito, o Município já está em processo de aquisição para 400 novas armas. Também estão sendo incorporadas 99 novas viaturas e 57 motocicletas.
Por meio do programa Mais Segurança, a Guarda Municipal irá realizar blitze no transporte público e aprimorar o sistema de videomonitoramento, que hoje dispõe de 7 mil câmeras em diferentes pontos da cidade. Sarto enfatizou ainda que a Prefeitura inaugurou, já neste mês de maio, a nova sede do Grupo de Operações Especiais (GOE), no Benfica.
Ao citar a aplicação de R$ 1,3 bilhão em segurança pública desde o início da gestão, o prefeito detalhou os investimentos em políticas sociais para prevenir e violência, como caminho para uma sociedade menos violenta e menos desigual.
“Eu sou filho da escola pública. Mas hoje não basta investir em educação e na formação dos nossos jovens para garantir que as famílias possam melhorar de vida e realizar os seus sonhos. Não basta fazer Areninhas, não basta construir escolas de ensino integral e promover os nossos professores, não basta construir novos Cucas, não basta fazer o Passe Livre para todos os estudantes. Nada disso basta, porque nos últimos 10 anos Fortaleza passou a enfrentar um novo inimigo, que aterroriza os bairros populares e que, por onde passa, espalha droga, vício e morte: as facções criminosas”, argumentou.
Em seguida, Sarto lembrou que cabe ao Governo do Estado enfrentar as facções criminosas. No entanto, criticou: “Hoje, esse governo é parte do problema e não da solução”.
“Nós vamos capacitar e armar a Guarda Municipal da nossa cidade. Estamos iniciando imediatamente o treinamento de 800 guardas para o uso de arma de fogo”, acrescentou.
Concurso da Guarda
O Concurso da Guarda Municipal ofertou, ao todo, 1.000 vagas, distribuídas da seguinte forma: 750 para ampla concorrência, 50 para pessoas com deficiência e 200 para pessoas negras e pardas. A remuneração é de R$ 3.152,78 para jornada de trabalho de 40 horas semanais, havendo ainda auxílio-alimentação e vantagens inerentes por desempenho da função.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com