32 C°

.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Política

Sarto veta projetos de exclusão de áreas de recuperação ambiental em Fortaleza

sexta-feira, 14 de junho 2024

O prefeito José Sarto (PDT) vetou integralmente projetos de lei que propunham excluir áreas de Zona de Recuperação Ambiental (ZRA) em Fortaleza. Ambos foram propostos por correligionários do prefeito, o vereador Adail Júnior (PDT) e o ex-vereador, agora deputado estadual, Antônio Henrique (PDT). Os projetos tiveram a aprovação da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), onde o PDT tem a maior bancada.
Agora, o Legislativo municipal deve apreciar os vetos, podendo mantê-los ou derrubá-los. Conforme o regimento da CMFor, isso deve ser feito em um prazo de 30 dias contando de quando os vetos chegaram à Câmara. Para que sejam derrubados, a maioria absoluta dos vereadores precisa votar nesse sentido. Se o prazo for vencido, os vetos deverão ser pautados na primeira sessão ordinária subsequente a esse prazo, bloqueando as demais proposições.
As matérias geraram duras críticas da oposição por reduzirem as áreas protegidas na cidade. O projeto de Antônio Henrique transforma uma área de cerca de 42 mil m², no bairro Presidente Kennedy, em Zona de Recuperação Urbana 1 (ZRU 1). No local, já existem edificações. Ao justificar a proposta, Henrique afirma que, na prática, o local já funciona como uma ZRU 1, assim, a mudança não apresentaria risco de impacto ambiental relevante. Ele também defende que o projeto regulariza as edificações já existentes.
Já o projeto de Adail Júnior atinge uma área de cerca de 7 mil m², às margens do Parque Rachel de Queiroz, no bairro São Gerardo. Lá, atualmente existe uma área verde de cerca de 1 mil m², além de algumas edificações. A área, que também era Zona de Proteção Ambiental (ZPA), passaria a ser Zona de Ocupação Preferencial 1 (ZOP 1). O autor justifica a medida dizendo que a proposta não apresenta alterações capazes de trazer impacto ambiental pelo seu tamanho pequeno. Também argumenta que a medida regulariza edificações que já estão no local.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com